BH sedia, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma

Evento vai receber cerca de 500 pessoas entre os dias 6 e 8 de agosto

Pela primeira vez, Belo Horizonte vai sediar uma edição do CoLT (Congresso Brasileiro LOGO Colt ALTA RESOLUÇÃOdas Ligas do Trauma), que visa a integração de estudantes e profissionais da área de saúde. O evento, que acontece de 6 a 8 de agosto, vai reunir cerca de 500 pessoas, a maioria estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia de diversas cidades do País. Organizado pelo CoBraLT (Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma), com o apoio da SBAIT, o CoLT acontece anualmente e está em sua 17ª edição.

A programação foca, principalmente, em cirurgia do trauma, terapia intensiva e medicina de urgência. De acordo com o diretor do CoLT, Diomildo Ferreira Andrade Júnior, o evento permite uma enorme integração entre os estudantes e profissionais em um ambiente propício para troca de ideias, principalmente em relação a atividades de prevenção e educação. “Sabemos que, em relação ao Trauma, a solução é, antes de tudo, prevenção.

No XVII CoLT, teremos diversas mesas redondas que englobam este assunto, estimulando os alunos a levarem para suas cidades ideias discutidas durante o congresso”, explica. “Além disso, contaremos com especialistas para oferecer o que há de mais atual no manejo de um paciente politraumatizado em todos os ambientes de atendimento, desde o pré-hospitalar até o intra-hospitalar”, completa Andrade Júnior. A organização local do evento foi feita pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergências de Minas Gerais (UFMG e CMMG), com o apoio da Liga do Trauma e Emergências da Unifenas-BH. Desde sua primeira edição, em 1999, o CoLT é exclusivo a estudantes da área de saúde, com atividades coordenadas por professores de instituições de ensino superior e membros de sociedades médicas brasileiras com ampla participação no ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde.

Nos dois primeiros dias, o evento acontece no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais. No último dia, será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A programação conta com parte teórica e prática. “Este é um evento muito importante para a comunidade acadêmica. Há uma grande troca de experiência e é uma excelente oportunidade para os estudantes da área de saúde conhecerem melhor o Trauma”, explica o presidente da SBAIT, Sandro Scarpelini. “Iniciativas como esta ajudam a melhorar o atendimento ao traumatizado no Brasil”, completa.

Um dos assuntos abordados no evento é o P.A.R.T.Y. (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude), programa de origem canadense, implantado no Brasil pela SBAIT e executado pelas Ligas do Trauma. O P.A.R.T.Y. atua diretamente com adolescentes do Ensino Médio para que eles se conscientizem sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. Durante o programa, que é realizado em um dia, os estudantes vão até a universidade, onde assistem a várias palestras, com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, estudantes de Liga do Trauma, entre outros, e, na sequência, conversam com pacientes internados, principalmente, vítimas de algum tipo de Trauma.

“Este é um importante programa de prevenção, que envolve os estudantes das Ligas de Trauma e precisa ser cada vez mais difundido, já que os eventos de trânsito são uma das principais causas de Trauma no Brasil”, diz Scarpelini.

SERVIÇO:

XVII CoLT Dias 6, 7 e 8 de agosto

Dias 6 e 7 – no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais

Dia 8 – no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to BH sedia, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma

  1. Pingback: BH sedia, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma | CoBraLT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s