Maio Amarelo 2015 é lançado durante o Intergastro & Trauma

DSC00887

Solenidade de lançamento do Movimento Maio Amarelo 2015 reuniu autoridades em Campinas (SP)

 

O Maio Amarelo 2015 foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (24), durante o Intergastro & Trauma, em Campinas (SP). O Movimento, que visa a conscientização de toda a população sobre a importância das atitudes de cada um na redução de acidentes de trânsito, começou no ano passado e chega em sua segunda edição com uma série de novidades, entre elas, um manual que dá dicas de como participar do Maio Amarelo.

A escolha do Intergastro & Trauma para o lançamento do Movimento aconteceu após uma parceria entre o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado), que desenvolve vários trabalhos de prevenção e tem grande preocupação com os altos índices de acidente de trânsito no País. Através do coordenador do Comitê de Prevenção, Gustavo Fraga, a entidade aproveitou a oportunidade para divulgar o Maio Amarelo aos convidados internacionais do evento e, dessa forma, ampliar as ações do Movimento para outros Países. Pelo empenho, Fraga foi homenageado com uma placa de Menção Honrosa do Maio Amarelo, entregue pelo diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho.

DSC00894

Diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho.

Durante a apresentação oficial do Movimento, Ramalho destacou que a sociedade precisa se conscientizar sobre a redução de acidentes de trânsito. Destacou que o Maio Amarelo não se trata de uma campanha, que não é ligado ao governo ou a qualquer partido político, mas que pertence à sociedade como um todo. “Atrás de um acidente de trânsito, sempre vem uma negligência”, afirma.

Os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia hoje. Discussões mais recentes sobre o assunto discordam, inclusive, que sejam chamados de acidentes porque, em mais de 90% dos casos, poderiam ter sido evitados. “Nós fomos adestrados para dirigir. A gente pensa que se passar num sinal vermelho, será multado, mas não pensa que se passar num sinal vermelho, pode matar uma pessoa”, compara Ramalho.

Ramalho lembrou, também, que o novo site do Movimento possui um grande material gráfico, de vídeo e de áudio sobre o Maio Amarelo, que pode ser usado gratuitamente para divulgar o Movimento e, consequentemente, a conscientização do tema.

O Movimento segue a mesma linha do Outubro Rosa, que previne o câncer de mama, e Novembro Azul, de câncer de próstata. Inclusive, o símbolo é a mesma fita dos outros dois movimentos. A cor amarela foi escolhida porque é a cor de advertência no trânsito.

 

Para participar do Movimento Maio Amarelo 2015 é fácil. Basta acessar o site e fazer o download dos materiais.

DSC_0214

DSC_0220

Representação teatral emocionou e alertou os presentes para a importância de um trânsito seguro

 

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s