SBAIT organiza consenso sobre Abdome Aberto

consenso1

Cosenso reuniu 46 cirurgiões de vários países

No dia 23 de abril foi realizada na Sala de Telemedicina do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) uma reunião de consenso sobre o tema “Abdome Aberto”.

A reunião foi organizada pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) como parte do programa do INTERGASTRO & TRAUMA. O objetivo da reunião foi discutir controvérsias relacionadas às indicações de peritoniostomia na urgência, o uso da terapia de pressão negativa, o tratamento de fístulas enterocutâneas e as opções para o fechamento da parede abdominal. A reunião foi coordenada pelos professores Gustavo P. Fraga (Unicamp / presidente da SBAIT) e Marcelo Ribeiro (UNISA).

consenso 2Os casos clínicos foram apresentados pelos cirurgiões Lourenilson Souza (São Paulo), Tarcísio Reis (Recife) e Marcelo Ribeiro (UNISA). Um total de 46 cirurgiões participaram do consenso, entre esses alguns convidados internacionais, como os professores Juan Carlos Puyana (EUA), Carlos Ordoñez (Colômbia), Carlos Mesquita e Jorge Ribeiro (Portugal), David Costa e Juan Carlos Rumbero (Espanha) e Juan Carlos Salamea (Equador). Cirurgiões de vários estados do Brasil puderam comentar os casos e apresentar a experiência em seus respectivos serviços, a fim de que esse consenso gere recomendações para o tratamento do paciente com Abdome Aberto em nosso meio.

A reunião teve o apoio da Acelity e a SBAIT, com o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ficou responsável por escrever e publicar as conclusões do consenso.

 

 

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s