Brasil será sede do próximo “World Congress of Emergency Surgery” 

Congresso recebeu 300 pessoas, com atividades em duas salas simultâneas.

Congresso recebeu 300 pessoas, com atividades em duas salas simultâneas.

No período de 5 a 8 de julho de 2015 foi realizado em Jerusalém, Israel, o 3rd  World Congress of Emergency Surgery (WCES). O evento foi promovido pela World Society of Emergency Surgery (WSES), com o apoio da Israeli Surgical Association, tendo como tema central: The last of Mohicans? The General Surgeon of 2015

O evento recebeu um público de aproximadamente 300 pessoas, provenientes de 23 países, sendo 48 palestrantes. O Brasil esteve representado pelos palestrantes Prof. Dr. Carlos Augusto Gomes (UFJF), Prof. Dr. Gustavo P. Fraga (Unicamp e Coordenador do Comitê de Prevenção da SBAIT) e Prof. Dr. Renato S. Poggetti (USP), além de 3 participantes que apresentaram temas livres, sendo um trabalho de Juiz de Fora e os outros dois da Unicamp. A WSES é a responsável pela revista World Journal of Emergency Surgery que é uma revista online de acesso livre e que recentemente teve aumento no seu fator de impacto (IF) para 1,47.

Durante o congresso foram apresentados vários guidelines da WSES, entre eles, de apendicite aguda, colecistite aguda, tumor obstrutivo do cólon esquerdo e lesões cáusticas do esôfago e estômago. A programação social e cultural do evento foi espetacular, numa cidade que faz parte da história da humanidade. Muitos elogios foram direcionados aos organizadores do congresso, Prof. Jeffry L. Kashuk, de Tel Aviv, e Prof. Yoram Kluger, de Haifa, Israel.

O evento recebeu participantes de 23 países.

O evento recebeu participantes de 23 países.

Professores Ansaloni e Catena, diretores da WSES.

Professores Ansaloni e Catena, diretores da WSES.

No final do evento foi realizada a reunião do Board of Directors, comandada pelo presidente da WSES, Prof. Luca Ansaloni, de Bergamo, Itália, e pelo secretário geral, Prof. Fausto Catena, de Parma, Itália, com a discussão de vários assuntos da WSES, entre esses, a definição da sede do congresso em 2017. A Espanha havia manifestado interesse previamente, porém não apresentou proposta oficial. O Brasil, com a iniciativa e apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), representada pelo Prof. Fraga, apresentou a proposta de Campinas como sede do 4th World Congress of Emergency Surgery, sendo aprovada por unanimidade.

A data proposta para o evento é 17 a 20 de maio de 2017, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em parceria com o INTERGASTRO & TRAUMA . O projeto para esse evento é repetir o sucesso de abril de 2015 em que seis cursos de “Manobras Cirúrgicas em Cirurgia do Trauma” DSTC , foram realizados pela SBAIT em três dias, em diferentes cidades (Brasília, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto, São Paulo e Sorocaba), porém ampliando para DEZ o número de cidades com esses cursos pré congresso. Junto com esse congresso internacional também será realizado o XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (XIX CoLT), promovido pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma – CoBraLT . Ou seja, teremos mais um grande congresso internacional no Brasil, integrando diferentes profissionais, que buscam atualização em temas de doenças do aparelho digestivo, cirurgia de urgência e trauma.

Aguarde apenas a confirmação da data nas próximas semanas, o que depende da resposta sobre outros eventos nos EUA e Europa para que não sejam realizados no mesmo período, mas o seu serviço já pode ir preparando trabalhos científicos para apresentação e publicação.

Links:

Programa do 3rd World Congress of Emergency Surgery (WCES) – Jerusalém

Proposta apresentada para o 4th WCES em Campinas

This entry was posted in News. Bookmark the permalink.

2 Responses to Brasil será sede do próximo “World Congress of Emergency Surgery” 

  1. Pingback: Brasil será sede do próximo “World Congress of Emergency Surgery” | CoBraLT

  2. William A Teixeira says:

    Estarei lá! certeza!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s