II RIAATCE reúne membros da SBAIT durante Intergastro & Trauma 2015

trauma 2

II RIAATCE reuniu muitos participantes e 18 convidados internacionais, de 10 países no IG&T 2015

Convidados nacionais e internacionais dividiram conhecimento sobre temas variados

Com um auditório lotado e uma programação intensa que reuniu membros da SBAIT de diversas regiões do país os trabalhos no IX Simpósio Internacional em Cirurgia do Trauma começaram cedo no primeiro dia do Intergastro & Trauma 2015. No período da manhã, houve o International Symposium of the Surgical Critical Patient. À tarde, teve início a II RIAATCE (Reunião Ibero-Afro-Americana de Trauma e Cirurgia de Emergência), que trouxe 18 convidados internacionais, de 10 países, ao evento.

trauma 1

Dr Bruno Pereira, em sua aula na II RIAATCE

Durante a manhã, além da abertura, feita pelo médico Bruno Monteiro Pereira, com o tema Symposium Schedule and Introduction of the Speakers, houve ainda duas outras conferências: Awareness of Abdominal Compartment Syndrome in Portugal, ministrada por Carlos Mesquita, de Portugal, e Current awareness of ACS in the Americas – WSACS Study 17, também ministrada por Pereira.

parreira

José Gustavo Parreira como moderador da mesa redonda composta por Sandro Rizoli (Canadá), Juan Carlos Puyana ( EUA), Carlos Ordoñez ( Colômbia), Sandro Rizoli (Canadá) e Bruno Pereira ( UNICAMP)

Uma Mesa Redonda, presidida por Gustavo Fraga e moderada por José Gustavo Parreira, deu sequência à programação. Compuseram a mesa Juan Carlos Puyana, dos Estados Unidos, Carlos Ordoñez, da Colômbia, e Sandro Rizoli, do Canadá. Respectivamente. Eles abordaram os seguintes temas: Fluid Management in the Surgical Critical Care Patient, ACS in Open Abdomen After Damage Control Laparotomy e Damage Control Resuscitation. Logo na sequência, a médica Renata B. B. Pavan ministrou a conferência New Technologies.

trauma 3

Dr. Carlos Mesquita ( Portugal)

Dentro da programação do RIAATCE, Fraga presidiu a conferência Evolução da Cirurgia Abdominal de Urgência e a II RIAATCE, ministrada também por Mesquita. Na sequência, foram feitos dois painéis com apresentação de casos.  No primeiro, o tema central foi Apendicite Aguda. Os casos foram apresentados por Sandro Rizoli, do Canadá, e discutidos por Jorge Sproviero, da Argentina, Nicolau Kruel, de Florianópolis, e Carlos Rodrigues, de Portugal. Já os casos de Diverticulite Aguda foram apresentados por Ricardo Breigeiron, de Porto Alegre, e debatidos por David Costa, da Espanha, Gustavo Machain, do Paraguai, e Pedro Ramos, de Portugal.

africa2

Dr. Juan Carlos Rumbero, da Espanha

O médico Juan Carlos Rumbero, da Espanha, deu uma pausa na discussão de casos ao contar sua experiência na Saúde da África. Em uma conferência presidida por Sandro Scarpelini, ele falou da realidade e dos desafios de uma região que enfrenta muitas dificuldades e vive em situação precária.

trauma 4

Prof. Dr. Sandro Rizoli ( Canadá) e Prof. Dr. Gustavo P. Fraga ( UNICAMP

Após Rumbero, novas discussões de casos voltaram à programação.  Sizenando V. Starling apresentou casos de Colecistite Aguda aos médicos Fernando Machado, do Uruguai, Juan Carlos Salamea Molina, do Equador, e Luis Filipe Pinheiro, de Portugal. Na sequência, o tema foi Pancreatite Aguda.  O médico Tercio de Campos foi responsável pela apresentação dos casos e a discussão sobre eles foi feita por Ordoñez, Gustavo Machain, do Paraguai, e Jorge Pereira, de Portugal.

riaatce seg dia

Dr. Marcelo Ribeiro, (SP), em sua aula sobre “Isquemia Intestinal”

No segundo dia da II RIAATCE, Isquemia Intestinal foi um dos temas da programação. Os convidados Juan Carlos Puyana, dos Estados Unidos, Chiu Ming-Terk, de Singapura, e Newton Djin Mori, de São Paulo, discutiram os casos apresentados pelo médico Marcelo Ribeiro, de São Paulo.

parreira2

Dr. José Gustavo Parreira durante apresentação de casos sobre “Hemorragia Digestiva Alta”

Na sequência, o médico José Gustavo Parreira comandou a apresentação de casos sobre Hemorragia Digestiva Alta. O debate foi feito pelos médicos Jorge Pereira, de Portugal, Chiu Ming-Terk, de Singapura, e Tercio de Campos, de São Paulo.

juan

Prof. Dr. Juan Carlos Puyana, durante a conferência: “Mitos e verdades sobre o “Damage Control” no Simpósio ACS/ PTS

Após o intervalo de almoço, o Prof. Dr.  Juan Carlos Puyana, dos Estados Unidos, abriu o Simpósio do Capítulo Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões e da Sociedade Panamericana do Trauma, com conferência  sobre Mitos e Verdades do Controle de Danos.

Ainda dentro da programação do Simpósio ACS – PTS,   a mesa redonda sobre o tema “Controle de Danos em Casos Complexos” foi um dos destaques, com a participação de Carlos Ordonez, da Colômbia, com o tema  “Lesões Pulmonares”, Newton Djin Mori, de São Paulo, abordou o “Trauma Pélvico” e “Marcelo Ribeiro”, também de São Paulo, apresentou o tema “Como e quando fechar a cavidade abdominal?”, finalizando com debate entre os convidados.

debate danos

Mesa redonda “Controle de Danos em Casos Complexos” , com Newton Djin Mori, (SP), Marcelo Ribeiro, (SP) e Carlos Ordonez ( Colômbia)

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s