Membro da SBAIT é nomeado Presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal.

Comité Executivo 2017-2019, da esquerda para direita: Stephan Acosta (Suécia), Jan de Waele (Bélgica), Bart de Keulenaer (Australia), Michael Sugrue (Irlanda), Bruno M Pereira (Brasil), Inneke de Laet (Belgica), Manu Malbrain (Bélgica), Andrew Kirkpatriick (Canadá), Annika Reitam-Blaser (Suiça), Janeth Ejike (EUA), Scott D’Amours (Australia)

O Professor Doutor Bruno M Pereira, Cirurgião da Disciplina de Cirurgia do Trauma da UNICAMP e Diretor-Presidente do Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) foi nomeado neste último dia 20 de Junho de 2017, em Banff no Canadá, Presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal.

A Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal (WSACS) foi fundada em 2004 por um grupo de médicos e cirurgiões internacionais que reconheceram a necessidade de uma abordagem coesa para promover a pesquisa, promover a educação e melhorar a sobrevivência de pacientes com hipertensão intra-abdominal (HIA) e/ou a Síndrome do Compartimento Abdominal (SCA). Neste período de existência a WSACS realizou diversos estudos e publicações na área, incluindo o desenvolvimento de consensos e recomendações baseadas em evidências, a publicação do primeiro livro de texto sobre a HIA/SCA e múltiplos congressos ao redor do mundo trazendo significativo impacto no tratamento do paciente crítico. Em 2015, a Sociedade ampliou seu foco de estudo realizando pesquisas também no tratamento do abdome complexo com fístulas entero-cutâneas por exemplo, nos procedimentos específicos para reconstrução de parede abdominal, na utilização das terapias de pressão negativas ou sub-atmosféricas, no entendimento fisiológico e bioquímico da cavidade peritoneal e sua reação ao aumento da pressão intra-abdominal assim como seu comportamento em reações inflamatórias importantes, sepse e exposição temporária. Importantes nomes da Medicina atual já passaram pela presidência da Sociedade entre eles Michael Chetam (EUA), Rao Ivatury (EUA), Manu Malbrain (Bélgica), Michael Sugrue (Irlanda), Jan de Waele (Bélgica) e Andrew Kirkpatrick (Canadá). Todos com um curriculum muito bem fundamentado e número expressivo de publicações.

O 8˚ Congresso da Sociedade Mundial, evento em que Dr. Bruno recebeu sua nomeação, contou com cerca de 500 pessoas e abordou temas de extrema importância como novas terapêuticas no tratamento da hipertensão intra-abdominal, formas, métodos e órteses na reconstrução da parede abdominal, recentes avanços na reanimação hemodinâmica e cuidados especiais do paciente queimado na UTI.

“Este é um momento importantíssimo não só para o Brasil mas como também para as Américas” expõe Dr. Bruno. “Pela primeira vez na história da Sociedade assume a cadeira um presidente do hemisfério sul do Globo, o que retrata a necessidade de focar na educação destes países e equalizar o conhecimento num âmbito mundial.” “Há muito trabalho a ser feito e certamente chegaremos ao cume desta jornada com a realização do Congresso Mundial aqui mesmo na cidade de Campinas em 2019. Faremos uma parceria com o Intergastro e Trauma, tradicional congresso do interior de São Paulo e esperamos um grande público presente.” Dr. Bruno ressalta ainda que neste período de 2 anos de mandato pretende “unificar” as Américas para esta causa e realizar atividades conjuntas com as Sociedades locais de cirurgia, terapia intensiva, urgência e emergência, pediatria, obstetrícia e clinica médica.

A WSACS incentiva todos que trabalham na área da saúde com interesse em IAH / ACS para se tornarem membros da WSACS e auxiliar na promoção de educação e na melhora da sobrevida do paciente crítico.

Momentos da posse:

 

 

 

 

 

 

Advertisements
This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s