Guia SBAIT para prevenção de lesões por queimaduras é lançado, visando as festas juninas

Junho chegou e com ele, a época das festas juninas,  iniciando um período de festas e comemorações que inspira muita atenção em relação à prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras, bastante recorrentes nessa época do ano.

Por esse motivo, a SBAIT está lançando o Guia SBAIT para prevenção de lesões por queimaduras, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O objetivo é reforçar as  orientações e cuidados ao manusear fogos de artifício ou sobre os perigos da fogueira, brincadeiras mais comuns nessa época do ano, especialmente entre crianças e jovens.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras ocorrem por ano. Estudos mostram que crianças menores de 10 anos e adultos em idade produtiva (entre 20 e 29 anos) são os mais atendidos com o problema, sendo a residência o local mais frequente da ocorrência (62,1%). As queimaduras representam a segunda causa de morte na infância.

DICAS de PREVENÇÃO

O Guia também reforça que o melhor tratamento é a PREVENÇÃO, por esse motivo, além de mostrar os primeiros socorros em caso de queimadura, também orienta sobre cuidados que devem ser tomados durante todo o ano e em qualquer localidade. Assim, o Guia traz 15 dicas importantes:

  • Nunca deixe o fogão ou forno ligados sem supervisão direta. Deixe cabos e alças de panela virados para dentro do fogão.
  • Teste água do chuveiro ou banheira antes de banhar uma criança.
  • Mantenha líquidos quentes fora do alcance das crianças e animais de estimação.
  • Mantenha os aparelhos elétricos longe da água.
  • Teste a temperatura dos alimentos antes de servir uma criança.
  • Não aqueça a mamadeira no microondas.
  • Nunca cozinhe enquanto estiver usando roupas soltas que poderiam pegar fogo quando próximo do fogão. Se uma criança pequena está presente, bloquear o seu acesso a fontes de calor como um fogão, churrasqueira ao ar livre, lareira e aquecedor de espaço.
  • Antes de colocar uma criança em um assento de carro, verifique se há cintas ou fivelas quentes. Desconecte os ferros e dispositivos semelhantes quando não estiver em uso. Guarde-os fora do alcance de crianças pequenas.
  • Cubra as tomadas eléctricas não utilizadas com tampas de segurança. Mantenha cabos elétricos e fios fora do alcance de crianças.
  • Se você deve fumar, evite fumar dentro de casa e especialmente nunca fume na cama ou no sofá. Nunca acenda fogo com combustíveis líquidos como álcool e gasolina.
  • Mantenha um extintor de incêndio disponível em sua casa.
  • Mantenha os produtos químicos, isqueiros e fósforos fora do alcance das crianças.

O Guia SBAIT para prevenção de lesões por queimaduras contou com a idealização do membro SBAIT e diretor presidente do Capítulo-SP, Prof. Dr. Bruno M. Pereira e com a participação de Dr. Flavio N. Novaes – Membro e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras. O Guia contou com o apoio da diretoria SBAIT São Paulo e Nacional: Dr. Maurício Godinho (Vice Diretor Presidente SBAIT SP), Dr. José Cruvinel (Diretor Tesoureiro SBAIT SP), Dr. Persio Campos (Diretor Secretário SBAIT SP), do Presidente da SBAIT, Prof.Dr. José Mauro Rodrigues e dos coordenadores dos comitês de prevenção, Prof. Dr. Gustavo P Fraga e de Educação, Prof. Dr. Diogo Garcia.

Acesse o  Guia pelo link:  Guia SBAIT para Prevenção de Lesões por Queimaduras

Advertisements
This entry was posted in News and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s