Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas é realizado em Campinas

O Simulado Nacional de Atendimento a múltiplas vítimas ocorreu em uma das principais avenidas de Campinas, simulando um atropelamento com 13 vítimas

Foi realizado na cidade de Campinas (SP) na tarde desta quarta-feira, 17 de maio, o Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas. Organizado pela SBAIT, o Simulado teve como objetivo treinar equipes de resgate que atuam em Campinas e cidades da região para uma situação real. O cenário envolveu um atropelamento em uma das principais avenidas da cidade, resultando em 13 vítimas.

O Simulado, em comemoração ao Maio Amarelo, faz parte da programação pré-congresso do Campinas 2017, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio no Expo Dom Pedro. Intitulado Gestão de Acidentes com Múltiplas Vítimas, o curso foi ministrado por uma equipe de cirurgiões de Israel, através da Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência. Os médicos israelenses acompanharam os trabalhos de resgate em Campinas.

WSES COURSE on MASS CASUALTY INCIDENT MANAGEMENT – Curso pré-congresso Campinas 2017, que contou com a presença de convidados israelenses.

“Nós envolvemos várias equipes de resgate neste simulado. É fundamental que esses profissionais passem por treinamentos próximos à realidade. Dessa forma, as instituições conseguem melhorar seu protocolo e o treinamento da equipe”, destaca o coordenador do Comitê de Prevenção da SBAIT, Gustavo Pereira Fraga. “Além de um atendimento correto, é crucial um bom tempo de resposta. Tudo isso faz diferença para estabilizar a vítima”, explica.

Este é o terceiro ano em que a SBAIT realiza simulados com múltiplas vítimas. “A Sociedade tem um papel importante no atendimento ao traumatizado. Por isso, desenvolvemos ações e cursos para que as equipes possam se aperfeiçoar cada vez mais”, comenta o presidente da entidade, José Mauro da Silva Rodrigues.  Em 2015, foi realizada a 1ª edição do simulado em Campinas, na Praça Arautos da Paz.

Profissionais das Instituições participantes do Simulado em Campinas

Além da EMDEC e da Sociedade de Medicina de Campinas, (SMCC), participaram da ação a Secretaria de Transportes de Campinas, Prefeitura de Campinas, alunos da disciplina Cirurgia do Trauma da Unicamp (Universidade de Campinas), Liga do Trauma da Unicamp,  GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), COBOM (Corpo de Bombeiros) de Campinas, CIMCamp, Bombeiros Voluntários de Monte Mor, Concessionária CCR AutoBAn, Rota das Bandeiras e Guarda Municipal de Campinas.

Durante o mês de maio, outras cidades do país também realizarão o Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas.

Confira imagens da ação realizada em Campinas:

 

 

Advertisements
This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s