Presidente da SBAIT participa de Fórum de Cirurgia Geral

Entidades se reuniram para discutir o aumento do tempo da residência médica (Crédito – Imprensa/CFM)

O presidente da SBAIT, José Mauro da Silva Rodrigues, representou a Sociedade no I Fórum de Cirurgia Geral do CFM – Conselho Federal de Medicina, realizado em Brasília, em 21 de março. A melhoria da formação, com a extensão da residência médica na especialidade, foi o principal tema em debate no encontro, que reuniu várias entidades da área médica.

Estavam presentes no encontro os presidentes de todas as Sociedades de Especialidades Cirúrgicas reconhecidas pela AMB, a Coordenadora da Comissão Nacional de Residência Médica, os representantes da Câmara Técnica de Cirurgia Geral e, entre eles, vários sócios da SBAIT.

Não houve consenso entre os participantes e a única certeza foi a de que já em 2018, haverá o aumento da residência para três anos, sem definição dos critérios e da duração dos pré-requisitos.

O presidente da SBAIT deixou claro que a Sociedade considera necessários, no mínimo, dois anos de residência para a Cirurgia do Trauma, preferencialmente com acesso direto ou pré-requisito de dois anos em Cirurgia Geral. Sendo mantido o pré-requisito de dois anos para as demais especialidades, que o título de Cirurgião Geral só seja concedido aos que completarem os três anos.

As discussões devem continuar e a SBAIT vai participar ativamente das novas reuniões.

Advertisements
This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s