SBAIT lança campanha para reduzir ocorrências de trânsito no Carnaval

Cirurgiões do trauma querem que a população entenda que 95% dos acidentes são causados por imprudência

A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) está lançando a campanha “Brinque o Carnaval, mas não se acabe na avenida. Bebida e direção – Essa dupla não dá samba”. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica durante o Carnaval. Apesar de a legislação ter ficado mais rígida com os motoristas embriagados, este costuma ser o feriado com maior número de ocorrências de trânsito no País.

facebook_sbait-1

Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que nos três últimos carnavais, foram registradas mais de 8,3 mil ocorrências de trânsito apenas nas estradas federais. Isso resultou em 5.315 feridos e 377 mortos. “Apesar de termos avançado muito nessa questão, com uma legislação mais rígida, o Brasil é um dos países que mais matam no trânsito. Infelizmente, estimativas mostram que 95% das ocorrências são causadas por algum tipo de imprudência, ou seja, poderiam ter sido evitadas”, destaca o presidente da SBAIT, José Mauro da Silva Rodrigues.

Falta de manutenção no veículo, excesso de velocidade, uso do celular ao volante e ultrapassagens proibidas estão entre as principais causas das ocorrências de trânsito, mas, no Carnaval, o consumo de álcool, que costuma estar relacionado às comemorações, é uma das maiores preocupações. “O álcool é prejudicial sob vários aspectos. Quando bebe, por seu estado de euforia, a pessoa tende a não respeitar a sinalização e a dirigir em alta velocidade. Paralelamente a isso, suas habilidades ficam prejudicadas”, explica Rodrigues. “Os reflexos ficam mais lentos e sua tomada de decisões, também”, destaca. “As pessoas precisam entender que tudo isso é afetado muito antes que elas tenham sinais físicos da embriaguez, daí a importância da conscientização”, completa o médico.

A cada ano, de 40 mil a 50 mil pessoas morrem no trânsito do Brasil. “E temos tantos outros que ficam com sequelas, que os impedem de trabalhar e ter uma vida com qualidade”, lembra o presidente da SBAIT. “As pessoas precisam entender que o trânsito depende de cada um. Se todos fizerem sua parte, certamente teremos grandes resultados. Todo ser humano tem a falsa ideia do “isso não vai acontecer comigo”, mas acontece. Diariamente, vemos nos hospitais, centenas de famílias sendo destruídas por algum tipo de ocorrência de trânsito. É uma realidade chocante. Por isso, não bebam se forem dirigir”, reforça o diretor do Capítulo São Paulo da SBAIT, Bruno Pereira.

O cartaz da campanha pode ser baixado clicando aqui e impresso por qualquer empresa ou instituição que queira apoiar esta ação. No material, há um espaço para que os parceiros coloquem seu logo para divulgação. Além deste material, a SBAIT também está fazendo uma campanha digital em suas redes sociais.

Via Assessoria de Imprensa SBAIT

Advertisements
This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s