Balanço da gestão SBAIT 2015/2016

imagem1

Dr Sandro Scarpelini – presidente SBAIT 2015/2016

Caros colegas associados SBAIT e amigos,

Estamos findando a gestão 2015/2016 da nossa Sociedade. Mais uma vez é hora de refletirmos sobre o que foi possível realizar nestes dois anos, sempre de olho no futuro da Sociedade e do Atendimento Integrado ao trauma no Brasil.

Do ponto de vista científico, tivemos participação em um grande número de eventos, distribuídos por muitos Estados de Norte a Sul do País. Notadamente, grandes eventos no Rio Grande do Sul, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória e Nordeste.  O Congresso bienal, nesta edição mais uma vez em cooperação com a Sociedade Pan-americana de Trauma e com o CoBraLT, foi um sucesso.  Mais de 1.400 participantes, com 60 palestrantes internacionais das Américas e do Continente Europeu, além de 120 palestrantes brasileiros e mais de 30 ligantes trabalhando ativamente na organização e nas atividades durante o Congresso. De mais de 900 resumos inscritos, 380 foram selecionados para apresentação, sendo 80 como exposições orais e 300 como pôsteres eletrônicos.

Também internacionalmente, a SBAIT enviou seus representantes para eventos importantes, como o III Congresso Mundial de Trauma na Índia, eventos em Singapura, Espanha, Israel, Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Argentina, dentre outros. Ainda na atuação de ensino do trauma, avançamos nos cursos DSTC pelo Brasil, com turmas em diferentes regiões. Florianópolis, Brasília, Porto Alegre e Maceió realizaram seus primeiros cursos. O USET se espalhou por todo o Brasil. Este aumento do número de cursos justificou a criação de um novo site para organização deles e para aprimorar o relacionamento com os associados.  O site já está no ar, finalizando os testes.  Ele será acessível pelo nosso site oficial e também diretamente no endereço www.cursosbait.com.br.  Este novo site deverá estar totalmente finalizado no início de 2017.

Finalmente, durante estes dois anos, foi possível a realização de uma reaproximação com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, sempre na tentativa de fortalecermos a Cirurgia de Trauma no Brasil, do ponto de vista de ensino, através das propostas de modificação necessárias na residência médica e do reconhecimento da Cirurgia de Trauma como uma especialidade.  Estas conversações culminaram com um Termo de Compromisso assinados pelos presidentes das duas entidades, declarando os nossos objetivos comuns e solidificando uma parceria que, para um primeiro momento, levará a organização e efetivação em comum do primeiro Certificado em Cirurgia do Trauma, que será emitido e reconhecido com a chancela da Associação Médica Brasileira, ainda com sua primeira edição no ano de 2017.

Para a aceitação do acordo por parte das diretorias das duas Sociedades, houve a necessidade de uma atuação diplomática, com flexibilização de ideias e ideais de ambas as partes, contudo com o reconhecimento que será um documento de referência para futuros avanços.

Finalmente, gostaria de agradecer todo o apoio que tive, não apenas da Diretoria Central, mas de todos os capítulos, associados em todos os cantos do Brasil e dos amigos.

Desejo que o nosso próximo presidente, Dr. José Mauro Rodrigues, e sua Diretoria tenham uma excelente gestão e possam avançar sempre na mesma direção que temos tido desde o início da SBAIT.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!

Dr Sandro Scarpelini

presidente SBAIT 2015/2016

Advertisements
This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s