Liga do Trauma da UNISC completa 10 anos de atividades

 

A Liga do Trauma da Universidade de Santa Cruz do Sul (LT-UNISC), localizada no Estado do Rio Grande do Sul,  acaba de completar 10 anos de atividades.

10-anos-liga-unisc

Membros da LT-UNISC na I Semana Acadêmica do Curso de Medicina

 

Fundada em 01 de novembro de 2006 a partir da iniciativa de acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), juntamente com sua professora orientadora, Dóris Medianeira Lazaroto Swarowsky (Cirurgiã Geral e do Trauma), foi a primeira Liga do Curso de Medicina da Universidade.

Ao longo de seus dez anos, passaram pela LT-UNISC cerca de quarenta acadêmicos e atualmente a liga conta com doze membros ligantes ativos.

fotos-de-treinamentos-realizados-pelos-primeiros-membros-da-lt-unisc

Treinamentos realizados pelos primeiros membros da LT-UNISC

No ano de sua fundação, a LT-UNISC contava com sete membros acadêmicos que realizaram reuniões diárias juntamente com a professora orientadora da Liga para elaboração do estatuto e seu projeto de fundação e decisões para seu funcionamento. Após aprovado o estatuto pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade, a Liga deu início às suas atividades, já participando da I Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UNISC com a palestra “Atendimento Inicial no Trauma”.

A LT-UNISC  em  seus dez anos de atividade já realizou inúmeros eventos, como o “I Simpósio de Emergências Médicas do Hospital Santa Cruz”, a “I Jornada de Emergências Cardiológicas” e capacitações sobre “Atendimento de Urgência em Crianças” para alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e para professores da rede de ensino municipal da cidade de Terra de Areia/RS.

A Liga também esteve participou da 24ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS, evento tradicional do município, distribuindo material de orientação à prevenção de traumas automobilísticos associados ao uso excessivo de álcool.

fotos-dos-cursos-realizados-durante-a-iii-semana-do-trauma-promovida-pela-lt-unisc

Cursos realizados durante a III Semana do Trauma promovida pela LT-UNISC

Os membros da Liga também já participaram de inúmeros eventos nacionais e internacionais na área de trauma e emergência, como o “I Curso Nacional de Atendimento ao Queimado” realizado na cidade de Caxias do Sul/RS, o “IX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma” na cidade de Porto Alegre/RS, o “I Congresso de Medicina de Emergência” na cidade de Gramado/RS, o “4º Congresso Mundial em Ultrassonografia em Medicina de Emergência e Cuidado Crítico” na cidade de Porto Alegre/RS e o “XXIX Congress of Trauma, Critical Care and Emergency Surgery” em Maceió/AL.

Ainda, entre as atividades mais recentes da Liga estiveram a III Semana do Trauma, realizada no ano de 2016 em comemoração aos dez anos de atividade da LT-UNISC, que contou com um curso de Suporte Básico à Vida realizado no Corpo de Bombeiros da cidade, um curso de Suturas na Emergência ministrado por um cirurgião geral da cidade, um curso sobre FAST (Focused Assessment with Sonography for the Trauma patient) ministrado por um médico emergencista e um curso de Acessos Vasculares com três palestrantes cedidos por empresas de cateteres.

fotos-da-acao-realizada-em-prol-do-maio-amarelo-pela-lt-unisc-na-praca-da-prefeiturado-municipio-de-santa-cruz-do-sul

Ação realizada em prol do Maio Amarelo pela LT-UNISC na Praça da Prefeitura do município de Santa Cruz do Sul

Em 2016 a LT-UNISC tornou-se apoiadora e signatária do compromisso do Movimento Maio Amarelo. No mês de maio, a Liga se empenhou para evidenciar em Santa Cruz do Sul  (RS), o Maio Amarelo, possuindo a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, colocando em pauta o tema da segurança no trânsito.

A LT-UNISC também passou a fazer parte do movimento “Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar” em junho de 2016 e pela primeira vez realizou atividades de capacitação junto à população local, representando o movimento e seus ideais.

Foi realizada em 2016 uma Oficina de Primeiros Socorros em conjunto com o Diretório Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul para os acadêmicos de fisioterapia.

fotos-da-capacitacao-em-manobras-de-reanimacao-cardiopulmonar-realizada-pela-lt-unisc-junto-a-comunidade-de-santa-cruz-do-sul-em-um-shopping-da-cidade

Capacitação em manobras de reanimação cardiopulmonar realizada pela LT-UNISC junto à comunidade de Santa Cruz do Sul em um shopping da cidade

Devido ao grande impacto do trauma na sociedade, a LT-UNISC, desde a sua fundação, buscou proporcionar o desenvolvimento de trabalhos científicos, cursos, atividades extracurriculares e capacitações sobre trauma no ambiente acadêmico e social, bem como ações preventivas junto à comunidade.

A Liga contribui para a formação dos acadêmicos e um esclarecimento da real importância do atendimento integral a vítimas de trauma, formando profissionais cada vez mais capacitados e atentos a esse assunto que assola tanto a nossa sociedade.

foto-dos-membros-da-lt-unisc-juntamente-com-membros-do-diretorio-academico-do-curso-de-fisioterapia-da-unisc

Membros da LT-UNISC juntamente com o Diretório Acadêmico do Curso de Fisioterapia da UNISC.

Para saber mais sobre a  LT-UNISC e suas ações, acompanhe a página da Liga em: Liga do Trauma – UNISC

This entry was posted in News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s