Semana Piscina + Segura tem início com 66 Instituições participantes

semana-piscina-segura

No Brasil 20 pessoas morrem afogadas todos os dias. O afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira, entre dez e 19 anos. Os afogamentos em piscinas representam 53% de todos os casos de afogamento entre crianças, na faixa etária de 1 a 9 anos.

Por esse motivo, a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), parceira SBAIT, promove constantemente ações de orientação e conscientização sobre medidas de segurança em ambientes aquáticos. Uma delas é a Semana Piscina + Segura, que em 2016 completa sua terceira edição de 21 a 27 de novembro de 2016.

Durante a Semana Piscina + Segura, 66 instituições entre clubes, escolas e academias de natação já confirmaram a organização de atividades lúdicas de prevenção em afogamentos para a comunidade, crianças e responsáveis durante essa semana.

Prevenção

Com apenas 5 atitudes você fornece mais de 95% de segurança contra afogamentos em PISCINAS.

A – Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.
G- Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)
U- Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.
A – Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
S – Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento, redução da sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.
Saiba mais:

Os interessados em participar da campanha PISCINA + SEGURA pode enviar um email para sobrasa@sobrasa.org, informando nome, instituição,logotipo e endereço de localização. Para mais informações, acesse: http://www.sobrasa.org/

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s