“Medo de dirigir” é o tema da Agenda Positiva Maio Amarelo em outubro

1Inexperiência em relação ao automóvel, insegurança ou vivências de ocorrências de trânsito recorrentes são fatores que podem desencadear  nos motoristas a sensação do “Medo de dirigir”, que acomete atualmente um número significativo de pessoas, de diversas faixas etárias.

Os motoristas que passam por essa sensação chegam a apresentar inclusive reações físicas durante o ato de dirgir, como pernas bambas, mãos trêmulas e suor excessivo ao pegar no volante. Em muitos casos, aulas com instrutores especializados podem contribuir para a superação ou redução desse medo, tornando o motorista mais seguro e confiante, em outros casos, é necessário recorrer ao auxílio de um psicólogo.

A Agenda Positiva Maio Amarelo / Observatório Nacional de Segurança Viária, aborda esse tema no mês de outubro, fornecendo dicas e orientações para a superação do problema. Confira:

  • Pratique mais. Tente relaxar ao máximo e, para isso, é até aconselhável ouvir música relaxante enquanto pratica a direção.
  • Procure manter-se seguro. Lembre-se que você foi habilitado, esteve em aulas de volante, passou nas provas, conhece as regras e tem todas as condições para transitar ao volante de seu veículo pelas vias. Se estiver inseguro terá mais pânico, mais dificuldade. Lembre-se que você é capaz.
  • O excesso de confiança no trânsito é uma das causas de acidentes. Quem a usa na medida certa tem menor chance de causar problemas. Portanto é necessário estar atento e dirigir pelos outros.
  • Se mesmo praticando sentir que o problema é a falta de conhecimento seguro das técnicas de direção, por nervosismo ou esquecimento do que aprendeu nas aulas que fez para obter a habilitação, procure fazer um segundo curso. Isso é possível em algumas autoescolas.
  • Caso nem mesmo assim consiga superar o medo, procure um psicólogo. Com atendimento especializado você poderá tratar e superar síndrome do pânico, excesso de ansiedade, traumas do passado ou algum outro motivo que provocam medo de dirigir.

A campanha possui diversas peças publicitárias que podem ser utilizadas na divulgação e orientação sobre o tema. Para fazer o download, clique aqui.

 

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s