Jornada marca os 20 anos de fundação da LCUT/FCMS, na Baixada Santista

Foto 4 (4)

Jornada marcou os 20 anos de fundação da LCUT/FCMS. Na imagem, Dr André Tomé.

A XIX Jornada de Cirurgia de Urgência e Trauma da Baixada Santista ocorreu nos dias 22 e 23 de Agosto, na Associação Paulista de Medicina em Santos/SP, em uma edição comemorativa pelos 20 anos de fundação da Liga de Cirurgia de Urgência e Trauma da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (LCUT/FCMS).

O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre alunos do curso de medicina, residentes de cirurgia e  médicos que, mesmo após a conclusão da residência, ainda possuem grande relação com Liga.

Foto 1 (4)

Dr. Dario Birolini

A programação abordou os principais temas relacionados ao trauma, contando com a participação de profissionais de grande experiência na área, como o Dr. Dario Birolini, que acompanha a LCUT/FCMS desde o início, falando sobre “Medicina Contemporânea”. A médica Daniela Paoli, abordou o tema “Atendimento Pré-Hospitalar”, seguida pelo Dr. Francisco Solano, sobre “Atendimento Inicial ao Politraumatizado” e para finalizar o primeiro dia , o Dr Jocielle Miranda  abordou o tema “Cirurgia de Controle de Danos”.

Dr. André Tomé iniciou a programação do segundo dia apresentando sobre “Trauma Genitourinário”, seguido pelo Dr. Roberto Saad , que também acompanha a Liga há anos, e que, com sua palestra interativa, incentivou o público à participação. Dr. Thiago Calderan, encerrou a programação falando sobre “Trauma Abdominal”.

Um dos destaques do evento foi uma homenagem à preceptora da Liga,  Dra. Mirella Fukuda,  uma das fundadoras da Liga e que a mantém até hoje, 20 anos depois.

Durante o evento foram sorteados os livros “Propedêutica Cirúrgica”, escrito pelo Dr. Dario Birolini,  e o “Emergências Cirúrgicas Traumáticas e Não Traumáticas”, o qual o Dr. Saad é um dos colaboradores.

O evento contou com organização de membros da  LCUT, Raquel Mezzalira Ruano, presidente , Marina Guitton, vice-presidente, e Gabriela Pizarro, secretária e a colaboração dos membros e ex-membros da Liga.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s