SBAIT dá dicas de segurança para jogar Pokémon Go

Entidade está preocupada com possíveisl acidentes que o game possa causar

A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) está fazendo um alerta com orientações aos adeptos do game Pokémon Go, lançado ontem no Brasil, para que tomem enquanto estiverem caçando os monstrinhos. O jogo, que se tornou um fenômeno desde 5 de julho, quando foi lançado nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, já foi motivo de vários acidentes. Por este motivo, a entidade destaca que é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança dos usuários.

25233282_07_11T231336Z_1095962756_S1AETPAWCEAB_RTRMADP_3_NINTENDO_STOCKS-1060x594

Pokémon Go, game lançado no Brasil em 03 de agosto

“Como os demais jogos, o Pokémon Go exige concentração de quem está jogando, com a diferença que, no caso dele, as pessoas estão em movimento e, por isso, sujeitas a vários tipos de ocorrências”, explica o presidente da SBAIT, Sandro Scarpelini. “É muito importante que os pais estejam por perto quando os filhos estiverem jogando, e que os adultos conheçam o ambiente antes de começar a caçar os Pokémons”, completa.

De acordo com Scarpelini, mesmo em ambientes considerados seguros, é possível ocorrer graves ocorrências. “Normalmente, as pessoas se preocupam mais com uma possível ocorrência de trânsito, mas, quando estão distraídos, os jogadores podem cair de escadas, sacadas, dentro de piscinas. É importante tomar muito cuidado enquanto estiverem à caça dos Pokémons”, reforça.

Scarpelini destaca que a distração com o jogo é semelhante à causada a um motorista que usa o celular enquanto dirige. “Precisamos ter em mente que a pessoa concentrada no jogo está alheia a tudo que acontece à sua volta. E isso pode acontecer por um período longo e não por breves segundos. Já temos vários registros em outros países de acidentes causados por este game”, diz.

O Pokémon Go é um jogo gratuito de smartphones. O objetivo é caçar, capturar e treinar pokémons, o que é possível através da realidade aumentada e do GPS. As criaturas estão espalhadas pelas ruas e, através da função GPS, os jogadores são avisados quando estiverem perto de uma delas. Para que o monstrinho seja localizado, o app processa uma imagem virtual sobre o sinal obtido através da câmera fotográfica dos aparelhos.

Seguem algumas medidas para evitar acidentes:

– Verifique o ambiente antes de começar a jogar e fique longe de escadas, sacadas e locais que possam causar quedas.

– Não jogue em locais com trânsito de veículos.

– Não jogue muito próximo a piscinas, lagoas e rios.

– Não cace Pokémons se estiver dirigindo.

– As crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais, que devem garantir sua segurança enquanto estão distraídas.

– Certifique-se que o local é seguro, a fim de evitar a ação de assaltantes.

– Pare com frequência para ver se você ainda está em condições seguras.

Via Assessoria de Imprensa SBAIT

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s