II Simulado Nacional SBAIT de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma é realizado em três cidades

Socorro para mais de 40 vítimas na Norte Sul Cenas da simulação de um acidente envolvendo um onibus, um carro e uma moto. Pessoas foram socorridas por bombeiros, Samu e vítimas foram levadas de helicóptero para hospital.

Simulado em Vitória (ES) (Foto: Leone Iglesias)

As cidades de Vitória (ES) , Roraima ( RR) e Catanduva (SP) realizaram neste sábado, 21 de maio, o II Simulado Nacional SBAIT de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma. A ação é uma iniciativa da SBAIT e CoBraLT dentro da programação do Maio Amarelo, visando o treinamento de equipes de resgate para uma ocorrência com múltiplas vítimas.

Os Simulados contaram com a participação de membros das Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência locais como vítimas e “sombras”.

Em Vitória, o cenário envolveu uma colisão de um carro com um ônibus e uma moto e  40 vítimas, mobilizando  o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) em uma das principais avenidas da cidade. As ambulâncias do SAMU chegaram 12 minutos após a ocorrência. Os bombeiros isolaram a área para evitar um suposto risco de incêndio.

Simlado em Roraima Foto Samara Cordeiro

Simulado em Roraima (Foto: Samara Cordeiro)

Em Roraima, a simulação envolveu três carros, uma moto, um microônibus e múltiplas vítimas, mobilizando Samu, Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima,  acadêmicos de enfermagem, medicina e fisioterapia das Universidades Federal e Estadual de Roraima e Faculdade Cathedral .

O Simulado é uma iniciativa da SBAIT dentro da programação das ações do programa Maio Amarelo, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de contribuir para um Trânsito Seguro.

Simulado em Catanduva

Simulado em Catanduva (SP)

Na cidade de Catanduva ( SP) o cenário do Simulado foi um incêndio  realizado em uma ala do Hospital Emílio Carlos no dia 19 de maio. A ação, realizada com os alunos do terceiro ano de medicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) mobilizou funcionários, equipes do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Esta é uma grande oportunidade para treinarmos equipes para eventos com múltiplas vítimas. O treinamento é fundamental para a ação em casos reais. Infelizmente, no Brasil, não temos tantos simulados como deveria, principalmente, com um grande número de  vítimas”, destaca o presidente da SBAIT, Sandro Scarpelini.

Ainda no mês de maio, outras cidades do país também realizarão os Simulados.

Confira a repercussão na mídia:

Vitória (ES)

http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/maio-amarelo-vitoria-tera-simulado-nacional-de-resgate-a-vitimas-de-acidentes-20763

http://www.tribunaonline.com.br/simulacao-de-acidente-envolvendo-40-vitima-na-norte-sul-em-jardim-camburi/

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/equipes-de-socorro-fazem-simulacao-de-acidente-em-vitoria-es/5039569/

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/05/campanha-maio-amarelo-faz-simulado-de-atendimento-de-vitimas.html

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/05/equipes-de-socorro-fazem-simulacao-de-acidente-em-vitoria.html

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/v/equipes-de-socorro-fazem-simulacao-de-acidente-em-vitoria-es/5039569/

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/05/norte-sul-vai-ser-interditada-para-simulacao-de-acidente-no-es.html

http://g1.globo.com/espirito-santo/bom-dia-es/videos/v/simulacao-de-acidente-vai-fechar-a-avenida-norte-sul-no-es/5036555/

Roraima

http://www.boavista.rr.gov.br/noticias/2016/05/socorristas-do-samu-passam-por-capacitacao-para-socorrer-multiplas-vitimas

http://www.folhabv.com.br/noticia/Simulacao-de-acidente-analisa-tempo-de-reposta-de-orgaos-publicos/16635

http://g1.globo.com/rr/roraima/jornal-de-roraima/videos/t/edicoes/v/simulado-de-acidente-acontece-em-boa-vista/5042260/

Catanduva

http://www.oregional.com.br/2016/05/simulado-de-incendio-e-realizado-em-ala-do-hospital-emilio-carlos_321441

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s