Curso de Emergências Aquáticas é realizado em Campinas (SP)

Imagem3

Instrutores, Organizadores e Participantes do “Curso de Emergências Aquáticas”

Na manhã de 26 de abril foi realizado no Tênis Clube de Campinas, o Curso “Emergências Aquáticas – Prevenção, Resgate e Primeiros Socorros”, contando com a participação dos membros da SOBRASA, Dr David Szpilman, Fábio Braga Martins e Regis Amadeu como instrutores.

13055459_949779418453130_3598830814195075373_n

Instrutores da Sobrasa: Dr David Spilzman, Fabio Braga Martins e Regis Amadeu

Em um primeiro momento, os instrutores apresentaram à platéia questões teóricas importantes sobre prevenção e resgate de uma emergência aquática, explicando desde como fazer uma prevenção preventiva e reativa, explicando detalhadamente as fases do processo de afogamento e as técnicas de resgate. Na sequência, os participantes vivenciaram na prática as técnicas de resgate.

13015598_949779438453128_5728266146097704827_n

Dr David Spilzman (Sobrasa)

Dr David Szpilman, há mais de 25 anos atuando com Salvamento Aquático, reforça que a prevenção é muito importante para evitar os casos de afogamento, e isso depende de informação. “Pouca propaganda leva à pouca ação. Todos nós somos responsáveis por levar informação à população”, diz. “As pessoas acreditam, que isso nunca vai acontecer…”

O curso, que fez parte das ações do Projeto Salvando Vidas (SBAIT/CoBraLT), com o tema “Afogamento”, reuniu 56 participantes, entre ligantes de trauma da Unicamp, profissionais da área de saúde, professores de natação e demais interessados.

emerg_aquaticas_UNICAMP_16ak-260x260

Participantes vivenciaram na práticas as técnicas de resgate

Para Dr Thiago Calderan, um dos organizadores do curso e médico orientador da Liga do Trauma da Unicamp, ” É importante termos mais uma edição do “Projeto Salvando Vidas”, com o tema que tem pouca frequência em cidades que não possuem praia, mas que nem por isso deixe de ser um assunto que não gere preocupação. Por isso é importante trazer a população para aprender mais sobre Salvamento Aquático com especialistas no assunto, os instrutores da Sobrasa. ”

É o caso, por exemplo do pai de uma vítima recente de afogamento em Campinas, que participou do Curso. Seu filho, de 1 ano e três meses sofreu afogamento em uma piscina residencial no último final de semana em Campinas. Ao encontrar o filho inconsciente, mesmo sem treinamento, ele prestou os primeiros socorros, conseguindo interromper o processo de afogamento. “Foi por Deus. Foram dois minutos. Meus filhos mais velhos foram para o quintal e esqueceram o portãozinho aberto. Nós tínhamos acabado de chegar do mercado. Como o Gabriel está sempre no meio das nossas pernas, eu logo senti sua falta. Minha esposa correu para a piscina e ele estava de bruços. Quando o pegamos, ele já estava roxo”, lembra o pai. Segundo ele, o resgate imediato conseguiu salvar a vida de seu filho, que foi encaminhado pelo GRAU ao HC da Unicamp.

Segundo dados da Sobrasa, o afogamento é a segunda causa de morte no Brasil em crianças de 1 a 14 anos. A cada 3 dias morre uma criança no Brasil em  piscinas, local responsável por 2% de probabilidade de morte por afogamento, sendo que desse total, 53% são piscinas residenciais.

Dr Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Comissão de Prevenção da SBAIT, ressaltou a importância da parceria entre a Sobrasa e a SBAIT na prevenção de afogamentos. “O  objetivo do curso é difundir conhecimento, inclusive para leigos, que podem salvar vidas com algumas manobras simples” ressalta.

Veja mais:

Curso de Emergências Aquáticas na Unicamp – Portal Sobrasa – 26/04/16

A seguir, alguns dos momentos registrados durante o curso.

Imagens: Arquivo SBAIT e Sobrasa

 

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s