Simulado de atentado utiliza tenda para descontaminação de vítima

simuladoPS produto quimico (58)

O simulado contou com ataque de arma química, explosão de carro-bomba, prisão e reféns

Em 16 de março,  foi realizado um simulado de atentado na sede geral do Consulado Geral dos Estados Unidos, contando com ataque de arma química, explosão de carro-bomba, prisão e reféns.

Duas pessoas em estado grave foram encaminhadas à unidade de emergência do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Uma, vítima de explosão, chegou de transporte aéreo (Águia), com 50% da área corpórea com queimaduras de 2º e 3º grau. A outra vítima, contaminada com o gás Sarin, substância altamente mortífera, foi transportada pelo Resgate em uma cápsula protetora. No Pronto-Socorro do HC, o paciente foi atendido por médico paramentado com roupa especial e submetido a um processo de descontaminação, em tenda pneumática montada na área do estacionamento.

A tecnologia, de última geração, é composta de um chuveiro de média pressão acoplado a dois reservatórios – um com produto descontaminante e outro com água. Nessa tenda, o paciente tem toda a roupa retirada e passa por um banho com descontaminantes e depois com água pura. Ao mesmo tempo, a água com resíduo tóxico é aspirada e armazenada em reservatório especial.

O objetivo do Pronto-Socorro, na participação de simulados, é preparar, cada vez mais, as equipes para o atendimento de vítimas de catástrofe, além de identificar as necessidades estruturais, os recursos disponíveis e os riscos, com apoio da disciplina de Cirurgia Geral e Trauma, Diretoria do Pronto-Socorro e Diretoria Clínica do HCFMUSP.

Informações e imagens:

Assessoria de imprensa HCFMUSP

This entry was posted in News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s