Durante o Carnaval, campanhas pretendem reduzir números de ocorrências no trânsito

cartazes-voltados-para-prevencao-de-acidEstá chegando o Carnaval e com ele,  o alerta sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, nesse período em que aumenta-se os riscos tanto para condutores como para pedestres.

Segundo o balanço da Operação Rodovida (PRF), no Carnaval de 2015, houve uma redução no número de ocorrências registradas nas estradas brasileiras durante esse período de folia. Os índices de acidentes, mortos e feridos foram os menores registrados nos últimos oito anos durante o feriado de Carnaval nas rodovias federais, sendo 2.785 acidentes, 120 mortos e 1.786 feridos. O tipo de acidente que mais provocou mortes no carnaval 2015 foi a colisão frontal, causada, na maioria das vezes, pelas ultrapassagens mal realizadas.

Diante desses dados, mesmo com a redução, sempre é importante o alerta para motoristas dirigirem com prudência e atenção. A combinação álcool e direção , o celular ao volante , entre outras situações, podem fazer com que a folia termine antes da hora.

3-300x250

Uma das peças da Campanha do ONSV para o Carnaval 2016

Diversas campanhas de conscientização são realizadas nessa época, com  o propósito de alertar os motoristas para um comportamento seguro no trânsito, como a Campanha “Carnaval sem Traumas”, promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que distribui à população materiais orientativos de prevenção.

Com o slogan “Álcool no volante: uma dupla que não dá samba” o folheto lista ‘os mandamentos do folião nota 10’ que são: respeitar as normas de trânsito, os pedestres e demais motoristas, ficar atento ao volante, rever os itens de segurança antes de uma viagem, utilizar os equipamentos de proteção, como capacetes e cinto, transportar as crianças adequadamente no banco de trás, não ultrapassar os limites de velocidade e não dirigir depois de beber.

 O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) também preparou várias dicas para os foliões aproveitarem com segurança o feriado. Confira aqui

 

 

 

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s