SBAIT presente no XXVIII Congresso Panamericano de Trauma

De 10 a 14 de novembro, o XXVIII Congresso Panamericano de Trauma reuniu em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, cirurgiões de diversos países, entre eles, muitos membros da SBAIT, para discutir sobre as últimas tendências mundiais no manejo do trauma.

O evento contou com a presença de 80 convidados internacionais de 19 países e cerca de mil congressistas, entre eles, 33 brasileiros, que participaram intensamente do congresso como palestrantes, em apresentações orais e também como banca avaliadora. A experiência das Ligas do Trauma em Campinas e São Paulo, o Projeto P.A.R.T.Y. Brasil, assim como o trabalho desenvolvido pela SBAIT foram alguns dos temas compartilhados com os participantes do evento durante a programação.

IMG_20151112_094231952

Cirurgiões de diversos países latino-americanos e europeus reúnem-se no XXVIII Congresso Panamericano de Trauma, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

No primeiro dia do Congresso, após a sessão de boas vindas, o cirurgião Luis Quiroga, presidente da Sociedade Boliviana de Cirurgia falou sobre o Trauma na Bolívia, que representa uma das principais causas de mortes no país, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde  em 2007, sendo as mulheres em idade reprodutiva as maiores vítimas.

Na sequência, a sessão interativa “Norte vs Sul” e “América vs Europa”, reuniu cirurgiões dessas regiões em uma rica discussão de cases. A programação científica prosseguiu até o dia 14 de novembro em quatro salas simultâneas.

Para o Dr Sandro Scarpelini, presidente da SBAIT, o Congresso Panamericano de Trauma é muito importante, pois é um momento em que a SBAIT reúne-se com todas as outras Sociedades das Américas, trocando experiências e expandindo os contatos internacionais, o que proporciona oportunidades de intercâmbio e estágio para médicos, residentes e estudantes brasileiros em outros países.  “Durante o Congresso, também aproveitamos a reunião de colegas de vários países para discutimos o desenvolvimento de protocolos, sempre com uma grande troca de conhecimento para todos”, reforça Dr Sandro.

IMG_20151112_205707215_TOP

Brasileiros presentes no Congresso

Dr. Gustavo P. Fraga, presidente da SPT, relata que essa foi a primeira vez que o Congresso foi realizado na Bolívia, um país que tem um índice de violência muito alto, muitos óbitos no trânsito e que também precisa organizar um Sistema de Trauma. “A expectativa é que esse congresso ajude os médicos locais a desenvolverem as questões de educação em trauma , tanto na área de graduação, para estudantes de medicina, enfermagem e outras áreas, as questões de residência médica e também auxiliar os cirurgiões que atuam nos hospitais a organizar os sistemas de trauma para ter o melhor atendimento aos doentes vítimas de trauma”, ressalta.

Com realização da Sociedade Panamericana do Trauma (SPT)  e da Sociedade Boliviana do Trauma – capítulo Santa Cruz, o evento reuniu médicos, cirurgiões, ortopedistas, neurocirurgiões, emergencistas, estudantes, profissionais de enfermagem e pré-hospitalar.

O XXIX Congresso Panamericano do Trauma será realizado de 8 a 12 de novembro de 2016, no Brasil, na cidade de Maceió, juntamente com o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e XVIII Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (CoLT).

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s