Residente relata sua experiência durante estágio nos EUA

Imagem1

Paulo participou do “International Observership Program” de julho a setembro deste ano em Richmond, EUA

Durante o mês de agosto desse ano, o residente do Hospital Geral do Grajau – Universidade de Santo Amaro,  Paulo Cesar Rozental Fernandes, teve a oportunidade de realizar um grande sonho seu: participar de atividades médicas nos Estados Unidos.  Durante o International Observership Program, Paulo acompanhou as atividades relacionadas ao atendimento de urgência e emergência, nas instalações de saúde da cidade de Richmond, no Estado da Virgínia.

O residente participou de treinamento a paramédicos, de simulações de desastres e catástrofes, atendimentos em cenários externos variados,programações comunitárias de conscientização e ensino a população em escolas e parques pela Richmond Ambulance Authority (RAA).

Paulo relatou em seu retorno, que a RAA desempenha papel de extrema importância na dinâmica de atendimento e socorro da cidade, além de ser internacionalmente reconhecida pela sua excelência na prestação de serviços e treinamento de equipes especializadas em resgates. “A qualidade e o entrosamento dos profissionais do grupo é surpreendente. A minha recepção foi fantástica e a percepção sobre o grupo foi – do início ao fim – de que reinam a competência e o entusiasmo no cotidiano. Dempsey, Shannon Daniel, Rob Lawrence e toda a equipe da RAA, meu sincero: Muito Obrigado!”

Paulo também conheceu as instalações do Hospital da Virginia Commonwealth (VCU). Considerado recentemente um dos cinquenta melhores hospitais de todo o território norte-americano, o VCU possuí uma estrutura e um corpo de profissionais de saúde impressionante. “Por duas semanas, acompanhei a rotina dos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros em visitas aos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na sala de emergência e no Centro Cirúrgico do VCU Medical Center. Durante as visitas aos leitos, novamente, a “palavra-de-ordem” foi: entrosamento. A infraestrutura, equipamentos e aparelhagem disponível impressiona. Seja na indumentária, nos exames disponíveis a beira do leito ou no mobiliário tem-se a nítida certeza da reflexão e aperfeiçoamento permanente dos processos de trabalho e da estrutura física daquela Unidade.”

Durante a oportunidade, Paulo conheceu também as peculiaridades e cultura local da histórica cidade de Richmond , que já sediou o governo americano e foi capital dos Estados Confederados e oferece uma ampla gama de opções turísticas, esportivas e culturais aos seus visitantes. “Pude aproveitar a viagem para aprender mais sobre a Guerra Civil Americana, o autor Edgar Allan Poe e sobre Artes. Destaque para o Ovo Fabergé, em exposição no Virginia Museum of Fine Arts”, relata Paulo.

“Gostaria de agradecer a oportunidade que me foi concedida pela Equipe de Cirurgia Geral do Trauma do Hospital Geral do Grajau – Universidade de Santo Amaro – regida pelo Professor Doutor Marcelo Ribeiro e a Equipe de Cirurgia do Trauma da Virginia Commonwealth University, regida pelo Prof. Dr. Michel Aboutanos. Tanto a iniciativa de enviar-me para conhecer outro serviço, em outro país, como a de me receber para tal aprendizado, são nobres ações e os agradeço imensamente.” Paulo Cesar Rozental Fernandes.

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s