SBAIT presente no Congresso da AAST

Congresso recebeu 1000 participantes

Congresso recebeu 1000 participantes

A AAST (American Association for the Surgery of Trauma) realizou de 9 a 12 de setembro de 2015 no Hotel Wynn, em Las Vegas, Nevada, o seu 74o Congresso Anual da Associação Americana de Cirurgia do Trauma e Clinical Congress of Acute Care Surgery.

O evento recebeu 1383 participantes, sendo cinco do Brasil. A SBAIT esteve representada pelo Coordenador do Comitê de Prevenção, Dr. Gustavo P. Fraga, da Unicamp, pelo Diretor do Capítulo de São Paulo, Dr. Marcelo Ribeiro, da UNISA, e pelo associado Dr. Tadeu Soares, de São Paulo.

Thiago Machado, Ribeiro, Fraga e Tadeu Soares

Thiago Machado, Ribeiro, Fraga e Tadeu Soares

O programa de três dias e meio incluiu conferências de cirurgiões masters, painéis com especialistas, apresentação de 67 trabalhos orais, 25 apresentações em painéis e 140 pôsteres. No total foram apresentados 6 trabalhos internacionais, nenhum deles do Brasil.

O presidente da AAST Dr. Thomas Scalea ministrou a Conferência Presidential Address com o tema “While my Guitar Gently Weeps”, falando da história dos Beatles e destacando a atuação de cirurgiões de trauma, sendo aplaudido de pé por um auditório lotado. A tradicional conferência AAST Fitts Lecture foi ministrada pelo Dr. L. D. Britt com o tema “Acute Care Surgery: No time yet for a Victory Lap”.

Dr. Ernest Moore comandando a reunião do J Trauma.

Dr. Ernest Moore comandando a reunião do J Trauma.

No dia 9/09 foi realizada a reunião do Comitê Editorial do Journal of Trauma and Acute Care Surgery, que atualmente tem um fator de impacto de 2.73. Até setembro de 2015 a revista recebeu 893 artigos e apenas 32% foram aceitos para publicação. Dos países que mais acessam o website do J Trauma o Brasil está em 8o lugar, com 4853 visitantes (1,9% do total, atrás de EUA, Inglaterra, Austrália, Índia, Canadá, China e Japão). Nas estatísticas do uso de aplicativo do J Trauma no período de 1/01 a 31/08/15 o Brasil está em 3o lugar (191 visitas, 4,2%, atrás apenas dos EUA e Japão). Esses números que mostram o interesse de brasileiros pela revista mais importante da área do trauma está diretamente relacionado com o trabalho da SBAIT em difundir essas informações e estimular uma maior produção científica entre seus associados.

O próximo congresso AAST será realizado de 14 a 17 de setembro de 2016 no Hilton Waikoloa Village, em Waikoloa, Havaí. Resumos de trabalhos podem ser submetidos a partir de 1/01/16.

Congresso foi realizado em Las Vegas.

Congresso foi realizado em Las Vegas

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s