7º WCACS, realizado na Bélgica, contou com presença de membro da SBAIT

Embaixadores da Sociedade Mundial de Síndrome Compartimental Abdominal com o Presidente Eleito Andrew Kirkpatricke membros do Comitê Executivo da WSACS

Embaixadores da Sociedade Mundial de Síndrome Compartimental Abdominal com o Presidente Eleito Andrew Kirkpatricke membros do Comitê Executivo da WSACS

Aconteceu na última semana do mês de maio, o Congresso da Sociedade Mundial de Síndrome Compartimental Abdominal WSACS , sociedade parceira da SBAIT.

Os congressos da WSACS acontecem a cada dois anos e trazem atualizações de protocolos e pesquisas sobre o tema que leva o nome da sociedade assim como gerenciamentos de fluidos no paciente critico, fases de reanimação e cuidados com o abdome aberto, lateralização da aponeurose e terapias de pressão negativa.

Cidade de Gante – Bélgica

Cidade de Ghent, Bélgica

Neste ano de 2015, o Congresso Mundial ocorreu na charmosa cidade medieval de Ghent, Bélgica. Discussões calorosas foram observadas com muito conteúdo científico e clima de amizade. O evento contou com cerca de 500 pessoas de todo mundo espalhadas pelos quatro continentes. Da América Latina haviam apenas sete participantes, o que demonstra que o tema ainda é pouco explorado e conhecido neste continente. Um estudo realizado recentemente com 178 profissionais médicos com média de 15 anos de experiência, demonstrou que apesar de os mesmos reconhecerem a existência de Hipertensão Abdominal e Sindrome Compartimental Abdominal, apenas 20% sabiam detalhes de diagnóstico e tratamento.

Segundo o Embaixador da WSACS no Brasil e membro das SBAIT, Dr. Bruno M Pereira, o “evento foi marcante para promoção da ciência e de temas relacionados à síndrome compartimental abdominal”. Ainda segundo Pereira, os avanços no gerenciamento de infusão de líquidos intravenosos no paciente crítico foi um dos maiores momentos do encontro, trazendo novas perspectivas no controle do balanço hídrico do paciente e prevenção da hipertensão intra-abdominal. A mesa de discussão foi presidida pelo renomado professor doutor Jean Louis Vincent autor de inúmeras publicações em terapia intensiva, presidente da World Federation of Societies of Intensive and Critical Care Medicine e Editor do mais expressivo jornal científico da área médica o New England Journal of Medicine.

Atualizações de estudos multicêntricos que atualmente são realizados inclusive com participação da Universidade Estadual de Campinas foram demonstradas e os resultados são promissores.

A SBAIT oficializará convite para que o 8º Congresso da Sociedade Mundial de Síndrome Compartimental Abdominal (8th WCACS) seja realizado no Brasil em  2017.

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s