Curitiba comemora 25 anos do SIATE com evento e simulado

IMG-20150531-WA0009

Médicos do SIATE homenageados

O SIATE, Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, completou 25 anos de existência em Curitiba no mês de maio. O serviço atende atualmente em torno de 1800 ocorrências por mês, sendo 65% acidentes de trânsito e 15% violência interpessoal. São 13 ambulâncias distribuídas em 8 postos da cidade e o tempo médio de chegada ao local é de 8 minutos. O atendimento é feito por ambulâncias tripuladas por bombeiros socorristas. Os médicos do SIATE são responsáveis pela regulação do sistema e pelo atendimento com suporte avançado de vida nas ocorrências mais graves. Enfermeiros participam da equipe das viaturas médicas.

IMG-20150531-WA0011

Cerimônia no palácio do governo

No dia 27 de maio pela manhã houve cerimônia comemorativa no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Curitiba, ocasião na qual foram homenageados os médicos e socorristas com mais de 20 anos de atividade no serviço. À tarde no mesmo dia houve outra homenagem no Palácio do Governo.

Como parte da semana comemorativa dos 25 anos do SIATE em Curitiba foi realizado um curso sobre atendimento a acidentes com múltiplas vítimas nos dias 28 a 30 de maio.

IMG-20150601-WA0018

Dr. Edison Teixeira com as vítimas após o simulado

O curso, ministrado na maior parte por médicos do SIATE, contou com a participação de em torno de 150 profissionais do SIATE, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Exército. O ponto alto do curso foi a realização de exercício de triagem seguido por simulado na manhã do dia 30, com os alunos participando do atendimento a uma colisão entre um micro-ônibus e dois automóveis com um total de 45 vítimas. O Dr Edison Teixeira, um dos organizadores do evento e membro da SBAIT, ressaltou a importância da realização frequente destes treinamentos para aprimoramento do SIATE e de todos outros órgãos envolvidos no atendimento a múltiplas vítimas em Curitiba.

Abaixo, imagens do Simulado:

Imagens e informações: SBAIT-PR

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s