OMS publica o “Informe mundial sobre prevenção dos traumatismos causados pelo trânsito”

Imagem2A Organização Mundial da Saúde publicou, em conjunto com o Banco Mundial o “Informe
mundial sobre prevenção dos traumatismos causados pelo trânsito”. O documento é considerado o primeiro grande informe sobre essa questão, o que reforça a preocupação de ambos os órgãos. O relatório defende que “o número de lesões no trânsito é inaceitável e em grande parte evitáveis”.

As lesões causadas pelo tráfego constituem um importante problema de saúde pública, porém, negligenciado, cuja prevenção eficaz e sustentável requer esforços concentrados. De todos os sistemas com os quais as pessoas têm de lidar todos os dias, os sistemas de trânsito são os mais complexos e perigosos. Estima-se que a cada ano no mundo 1,2 milhões de pessoas morrem de colisões nas vias públicas e 50 milhões ficam feridas. As projeções mostram que, sem um compromisso renovado com a prevenção, esses números aumentarão em cerca de 65% ao longo dos próximos 20 anos.

O informe possui três objetivos:

  • Aumentar o grau de consciência, compromisso e de tomada de decisões em todas as áreas (governos, indústria, agências internacionais e organizações não-governamentais),   para que se possam aplicar estratégias de eficácia cientificamente comprovada na prevenção de lesões causadas pelo trânsito.
  • Contribuir para uma mudança na forma como consideramos a natureza do problema de lesões no trânsito e o que constitui uma prevenção eficaz. A ideia de que estas lesões são o preço da mobilidade e do desenvolvimento econômico deve ser substituída por uma abordagem mais holística, colocando maior ênfase na prevenção através de ações a todos os níveis do sistema de trânsito.
  • Para ajudar a fortalecer as instituições e criar parcerias eficazes para atingir os sistemas de trânsito mais seguros. Estas parcerias devem estabelecer-se horizontalmente entre diferentes setores do governo e verticalmente entre os diferentes níveis do mesmo, bem como entre o governo e ONGs. Ao nível do governo, é uma colaboração estreita entre setores como a saúde pública, os transportes, finanças, polícia e outros.

O documento pode ser acessado na íntegra, clicando em:

Informe mundial sobre prevenção dos traumatismos causados pelo trânsito ( inglês)

Outras informações:

Portal – Organização Mundial da Saúde

This entry was posted in News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s