É maio, mês de alerta para um trânsito seguro, mês do Movimento Maio Amarelo. Participe!

Logo Maio Amarelo (4)Maio chegou e com ele, o Movimento Maio Amarelo, que em 2014 nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

Dados mostram que são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Devido aos altos indíces, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

11179978_788798114561726_1911248622286682098_n

Durante o mês de maio, o amarelo toma conta dos prédios públicos e privados do país, como o Palácio do Planalto em Brasília.

O movimento Maio Amarelo,  uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil tem como intenção colocar em pauta o tema segurança viária, chamando a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo.

O Movimento segue a mesma linha do Outubro Rosa, que previne o câncer de mama, e Novembro Azul, de câncer de próstata, tendo como símbolo a mesma fita dos outros dois movimentos. A cor amarela foi escolhida porque é a cor de advertência no trânsito.

Para participar do Movimento Maio Amarelo 2015 é fácil. Basta acessar o site e fazer o download dos materiais.

Maracana-FINAL-300x200

O futebol brasileiro também já declarou seu apoio ao Movimento Maio Amarelo. No domingo (3), na decisão do Campeonato Carioca, Vasco e Botafogo vão entrar em campo com uma faixa do Maio Amarelo e o placar eletrônico do estádio exibirá o vídeo da campanha.

Já são mais de 28.000 apoiadores do Movimento, quase 500 instituições, de 18 países. Participe também, envolva seus amigos, familiares, seu serviço, sua comunidade. Multiplique essa ideia!

Para 2015, além das peças publicitárias, dois vídeos foram lançados com o objetivo de engajar a sociedade no Movimento e divulgar a importância da atenção no trânsito. A temática do Movimento esse ano são as distrações no trânsito, como o uso do celular e

Estudos americanos concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.

“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, entidade apoiadora do Maio Amarelo.

Segundo Ramalho, motoristas e pedestres devem evitar o celular em seus deslocamentos, esse último mesmo enquanto caminha. “A distração pode ser fatal ao pedestre enquanto fala ou digita mensagens no aparelho celular; mas, muitas vezes, esse risco só é lembrado para os motoristas.”maquiagem, por exemplo.

Confira!

Maio Amarelo | Celular e direção. Isso não vai dar certo.

Maio Amarelo | Maquiagem e direção. Isso não vai dar certo.

 

Saiba mais:

www.maioamarelo.com

Portal de Estatísticas – ONSV 

 

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s