SBAIT em Seminário do QualiSUS na Região do Cariri no Ceará

sbait ceara

Marco Rulim, enfermeira Aparecida Rocha e Breno Arcanjo (esquerda para direita)

No mês de março foram realizados dois Seminários da Linha de Cuidados Prioritários do SUS na cidade de Juazeiro do Norte – CE, envolvendo cerca de 100 participantes da Região do Cariri no Ceará, em especial da cidade do Crato e do próprio Juazeiro do Norte.

A iniciativa foi da Secretaria de Saúde do Ceará através do Projeto QualiSUS e que contou com a coordenação pedagógica do membro diretor da SBAIT, o Dr. Daniel Lima, entre os participantes gestores e profissionais de saúde da Rede de Urgência e Emergência (RUE) desta importante região nordestina. As discussões sobre as linhas de cuidado no Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Trauma foram essenciais para a estratégia de implantação destes componentes na região. Além de gerar um diagnóstico situacional  da realidade de atendimento destes pacientes, reconhecendo as fragilidades e gerando o debate entre cada componente da RUE.

As discussões da Linha de Cuidado do Trauma foram comandadas por membros  da SBAIT na região.O cirurgião Dr. Breno Arcanjo apresentou a realidade do atendimento ao Trauma no Cariri, destacando o grande número de vítimas da violência interpessoal e do trânsito, em especial envolvendo os incidentes com motos. A Linha de Cuidado do Trauma foi excelentemente apresentada e debatida pelo cirurgião Dr. Marco Rulim, o qual realizou uma correlação com a realidade vivida na Região e os desafios que deverão ser superados para organização da RUE com intuito de melhorar a assistência às vítimas de trauma. Atualmente o Trauma é a 2ª causa de morte no Ceará, envolvendo todas as faixas etárias, dai a necessidade urgente de ações no combate a esta doença. A SBAIT participa ativamente deste processo em diversas vertentes, através das ações Nacionais, como também as regionais em cada capítulo.

 

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s