CoBraLT alcança marco inédito em 12 anos de fundação.

logo cobraltFormado pela união das Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência no Brasil e de seus integrantes, o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), sociedade civil, sem fins lucrativos, fundado no ano de 2003, completa neste ano de 2015, 12 anos de fundação (Figura 1). O CoBraLT possui como principais objetivos reunir e representar todas as Ligas Acadêmicas do Trauma e Emergência no Brasil, estimulando o surgimento de novas ligas por meio de planos de ação conjunta que visam ao ensino, extensão, prevenção e à pesquisa da doença trauma, contribuindo para a boa formação acadêmica dos alunos das áreas da saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição) e consequentemente para o crescimento, amadurecimento, ampliação e atualização do conhecimento nas áreas de urgência, emergência e trauma no Brasil.

cobralt

Membros da atual gestão e de gestões anteriores

Neste ano, por meio do trabalho coletivo, dedicação, parceria e metas que o CoBraLT busca desenvolver a cada gestão, o Comitê alcança um marco inédito desde sua origem. Até o mês de março de 2015, foram filiadas 52 (cinquenta e duas) Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência no Brasil. Quando analisado o número de ligas filiadas ao CoBraLT por regiões brasileiras nesta Gestão 2014/2015, a região Sudeste participa com 57,7% das ligas filiadas, as regiões Norte e Nordeste, ambas com 13,4%, e as regiões Sul e Centro-Oeste com 7,7% cada. Os estados federativos brasileiros que mais possuem Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência filiadas são respectivamente o Estado de São Paulo com 13 ligas, seguido pelo Rio de Janeiro, 9, e Minas Gerais, cinco ligas filiadas. Um dos principais avanços foi o maior número de ligas filiadas na região norte e nordeste em comparação aos anos anteriores.

Segundo levantamento interno do CoBraLT, existem no Brasil aproximadamente 120 Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência que desenvolvem atividades práticas e teóricas visando ao aperfeiçoamento da formação do aluno da área da saúde em urgência, emergência e trauma. A atual gestão 2014/2015 do CoBraLT (Figura 1), por meio de seu plano de trabalho e metas, busca ampliar o número de ligas filiadas apostando nas ações elaboradas e desenvolvidas por meio da experiência adquirida nos 12 anos de fundação do Comitê, entre elas:

  • Parcerias entre o CoBraLT e entidades civis da área da Saúde, especificamente a
    cobralt mattox

    Prof. Dr. Kenneth Mattox e membros do CoBraLT

    Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e recentemente a Sociedade Panamericana do Trauma (SPT), todas conquistas que ajudam a melhorar e ampliar as atividades desenvolvidas pelo CoBraLT no território brasileiro;

  • O Congresso das Ligas do Trauma (CoLT), realizado desde 1999, que estimula a troca de experiência e o crescimento do conhecimento gerado pelas Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência no território brasileiro;
  • Eventos nacionais de conscientização, treinamento e prevenção, por exemplo, o Simulado Nacional SBAIT de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma e os projetos P.A.R.T.Y. – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude – e Primeiros Socorros;
  • Divulgação de informações, campanhas e pesquisas sobre urgência, emergência e trauma no portal CoBraLT (http://www.cobralt.com.br).

Para os próximos meses de gestão, o CoBraLT visa aproximar-se gradativamente do crescente público discente que, por meio das Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência, encontram meio favorável para ampliar e amadurecer seus conhecimentos a cerca da doença trauma e consequentemente melhor e ampliar o atendimento prestado à vítima de trauma e emergência médicas.

Texto e imagens: CoBraLT

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

One Response to CoBraLT alcança marco inédito em 12 anos de fundação.

  1. Pingback: CoBraLT alcança marco inédito em 12 anos de fundação. | CoBraLT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s