V Curso de Trauma e Emergência é realizado em Petrópolis (RJ)

11081063_798943936854555_8080277426292889963_n

Evento reuniu grande público

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de março aconteceu o V Curso de Trauma e Emergência (V CTE), reunindo um público de 300 pessoas, a maioria acadêmicos de medicina e enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE). O evento contou também com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Correspondendo a expectativa dos organizadores, o evento lotou a Sala Arthur Sá Earp Neto, no Campus Barão da FMP/FASE, sendo um momento ímpar de compartilhamento de experiências multiprofissionais e conhecimentos atualizados.

“Nunca um evento organizado pelo corpo discente em nossa Instituição reuniu tantas pessoas interessadas em assuntos relacionados a trauma e emergência. Trabalhamos muito para o curso ser o sucesso que foi e estamos muito orgulhosos do resultado”, disse Bruno Andrade Silva, Presidente da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis (LATE-FMP).

10403481_798944396854509_2254838529424578768_nNo primeiro dia do evento, a mesa de abertura contou com autoridades da Instituição, como o Dr. Paulo César Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dra. Miriam Heidemann, coordenadora do curso de enfermagem da FASE e Major BM médica Patrícia Lefèvre Schmitz, coordenadora de ensino da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Ainda no primeiro dia, a palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Herlon Saraiva Martins, Supervisor do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o tema apresentado foi a “Abordagem ao Paciente Grave”.

Durante os dias do curso, vários outros assuntos foram abordados. Dentre eles, os acidentes provocados por projéteis de arma de fogo, apresentado pelo Cel. PM médico Sérgio Sardinha, e também, acidentes em embarcações, apresentado pelo Presidente da Associação de Enfermagem Offshore, Gustavo Marques. Além disso, temas como o “Atendimento Inicial ao Politraumatizado” e “Suporte Básico de Vida” também foram discutidos. E, no último dia, o Dr. Hemerson Luz, médico da Marinha do Brasil e da Organização das Nações Unidas (ONU), ministrou uma palestra em que foram discutidos protocolos utilizados pelas Forças Armadas do Brasil e de outros países em situações de conflito, durante a palestra “Trauma em Conflitos”. E para encerrar o cronograma do curso, o médico radiologista Dr. Alexandre Velasco, apresentou alguns casos clínicos de emergências em que o uso de exames complementares de imagem podem ajudar no diagnóstico e na escolha da terapêutica a ser utilizada.

O V CTE contou com o apoio da FMP/FASE, Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Associação Brasileira de Enfermagem Offshore, Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma e Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.

A seguir, algumas imagens do evento:

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

One Response to V Curso de Trauma e Emergência é realizado em Petrópolis (RJ)

  1. Pingback: V Curso de Trauma e Emergência é realizado em Petrópolis (RJ) | CoBraLT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s