Evento sobre “Transfusão de sangue” reuniu muitos profissionais em Campinas (SP)

IMG_20150204_195042468_HDR

Auditório lotado por profissionais de pré-hospitalar, cirurgiões e residentes interessados no tema.

Nesta quarta-feira (04), a sede social da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) reuniu em auditório lotado, profissionais do pré-hospitalar, cirurgiões e médicos residentes, interessados em participar de mais uma edição do evento de atualização “Clube Benedicto Montenegro” que trouxe como destaque o tema  Transfusão de sangue: riscos e benefícios” .

A mesa-redonda contou com a participação dos convidados: Dr Fabricio B. Pereira – Hemocentro UNICAMP,  (Transfusão: Preparo dos hemocomponentes, riscos e complicações”), Dra. Roseny dos Reis Rodrigues-USP (“Quais os critérios para transfundir em cirurgias eletivas e na urgência?”) e  do TCBC  Renato Françoso Filho  (CREMESP) (“Questões religiosas e transfusão: Qual a solução? ”) e gerou grande troca de informações e experiências, com discussões de casos, apresentação de tecnologias e recursos que devem ser conhecidos e utilizados para embasar as tomadas de decisões durante o atendimento ao paciente.

IMG_20150204_204602427

Prof. Dr. Sandro Rizoli (Universidade de Toronto)

Na sequência, Prof. Dr. Sandro Rizoli (Universidade de Toronto) apresentou a Conferência: “Coagulopatia no Trauma grave: menos volume, mais sangue”, mostrando a evolução da coagulopatia ao longo dos anos e recomendações para esses casos. “Agora que estamos começando a entender a coagulopatia. Cada doente é diferente e um dos doentes mais difíceis de se lidar é o paciente traumatizado”, afirmou.

Em seguida, a sessão de debate com os convidados e a moderadora Dra Angela M. Luzo ( Hemocentro Unicamp), gerou grande interação da plateia.

Para o Prof. Dr. Sandro Rizoli, “foi um prazer estar presente neste evento. É muito interessante perceber como nós, mesmo morando em países diferentes, ainda compartilhamos as mesmas ideias, mesmos princípios”.

IMG_20150204_213045617

Mesa Redonda gerou grande interesse e participação da plateia

Segundo Dr Luis Roberto Lopes, diretor do capítulo de São Paulo, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, “o tema ‘Transfusão de Sangue’ sempre traz muitas dúvidas para todos os profissionais que usam o sangue no dia a dia, incluindo as questões éticas do uso. As palestras foram de profissionais de alto nível, com uma alta qualidade, trazendo muitas informações para nós. Um evento que deve ser repetido em outras oportunidades”.

O evento foi coordenado pela Diretoria do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e contou com apoio da SBAIT e do comitê de Cirurgia do Trauma e departamento de Cirurgia Geral da  Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e organização do TCBC Gustavo Pereira Fraga, TCBC José Luis Braga de Aquino e ACBC Bianca Oliveira Silva Sodré.

Abaixo, algumas imagens do evento:

 

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s