Projeto ReanimAÇÃO aborda o manejo básico das Emergências Cardiovasculares em Crianças e Adultos

Reanimação

Logotipo do Projeto (Identificação utilizada no Jaleco dos Membros do Projeto para Identificação junto à Comunidade Acadêmica)

O Projeto ReanimAÇÃO – é um Projeto realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Foi criado oficialmente em 11/07/2014 sendo submetido como Projeto de Extensão visando atingir a Comunidade Acadêmica e Professores da Rede de Ensino Público, capacitando-os como agentes multiplicadores da informação. Inicialmente o Projeto vislumbrou atingir todos os períodos da Graduação de Medicina, do 1º ao 12º, treinamento o maior número possível de alunos em Suporte Básico de Vida (BLS) para Profissionais de Saúde baseado nas mais recentes atualizações da AHA (American Heart Association) e da ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), recomendações 2010 (G2010). Secundariamente o Projeto visa atingir Professores da Rede de Ensino Público Fundamental para que estes aprendam a identificar emergências, acionar a cadeia de socorro, iniciar o atendimento básico e tornarem-se agentes multiplicadores.

10805737_1002815713077193_2237199570130105618_n

Treinamento Prático em Manequim Pediátrico

O treinamento divide-se em fundamentação teórica com disponibilização de material para leitura, vídeo expositivo e aula em diapositivos e concomitantemente de exercícios práticos de todas as manobras básicas de reanimação no sistema de ensino “Ver e Fazer”, como por exemplo, Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) somente com as mãos (Hands Only), RCP Clássica (Standard) com Compressões e Ventilações, Manobras de Ventilação de Resgate e Manobras de Desobstrução de Vias Aéreas, manobras realizadas em manequins de treinamento (adulto, criança e bebê). O treinamento dura 05 (cinco) horas e é realizado no ambiente de Simulação do Laboratório de Habilidades da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, fato importante, pois aproxima os professores da Rede Pública de Ensino aos acadêmicos da Faculdade e permite importante troca de informação, esclarecimento e demonstração de atividades exercidas no Ensino Médico.

DSC_0274

Instrutores do Projeto e o Coordenador (Dr. Alexandre Miralha – Coordenador do Curso de Medicina, ao Centro de preto)

O Projeto começa tímido, mas tem pretensão de crescer e educar cada vez mais a comunidade e aproximá-la da Universidade, treinando e formando cidadãos preparados para o pronto reconhecimento das Emergências, acionamento adequado do Socorro e o tão importante início de Manobras para a manutenção e suporte da vida. Aos acadêmicos o Projeto proporciona treinamento em Suporte Básico de Vida e oportunidade de atuarem como instrutores e multiplicadores do conhecimento. Em 04 meses de operação o projeto treinou 10 turmas com 06 alunos cada de agentes multiplicadores. Num futuro próximo o Projeto pretende iniciar as atividades de conscientização sobre a importância da Desfibrilação “Precoce” para os Órgãos Públicos e Comunidade e início dos Treinamentos em Massa em Suporte Básico de Vida para Leigos e Familiares.

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s