SBAIT dá dicas para evitar acidentes de trânsito

download (1)Milhares de pessoas morrem nas estradas do Brasil todos os anos; e a maioria dos acidentes poderia ser evitada

Milhares de pessoas vão pegar a estrada durante o feriado do ano novo. Apenas no sistema Anhanguera Bandeirantes, são esperados 990 mil veículos no trecho de entrada e saída de São Paulo, segundo informações da concessionária AutoBAN. Com tantos veículos em circulação, é importante redobrar a atenção, já que estimativas apontam que 95% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.  O balanço da Polícia Rodoviária Federal aponta que apenas no feriado de Natal, foram 183 mortos e 2.224 feridos nos 3.258 acidentes registrados entre 20 e 25 de dezembro. Preocupada com esta realidade, a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) está fazendo um alerta aos motoristas para que, com cuidados simples, eles possam reverter esses números.

“É importante fazer a revisão do carro e respeitar as leis de trânsito, mas o motorista precisa fazer mais que isso. Mudar uma estação de rádio ou checar uma mensagem de texto no celular pode ser fatal”, explica o presidente da SBAIT, Gustavo Fraga. A ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) estabeleceu ao Brasil uma meta de redução de 50% do número de mortos no trânsito. “Mas depende muito da conscientização do motorista”, destaca Fraga.

Os acidentes em estradas tendem a ser mais graves, já que os veículos costumam estar em alta velocidade. Para se ter uma ideia, de agosto de 2013 a julho de 2014, cerca de 8,5 mil pessoas morreram apenas nas estradas federais no Brasil, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal. E em torno de 27 mil ficaram gravemente feridas. “Além da morte, esses acidentes podem deixar sequelas gravíssimas por toda a vida. As pessoas precisam parar de achar que nunca vai acontecer com elas. Ninguém imagina que pode ficar tetraplégico, morrer ou causar a morte de alguém. Mas todos nós estamos sujeitos a isso. Por isso, a prevenção é a melhor solução”, reforça Fraga.

A SBAIT selecionou algumas dicas simples, mas que podem evitar centenas de acidentes de trânsito:

  • não dirigir após ingestão de bebida alcoólica
  • escolher o que quer ouvir no som quando o carro estiver parado
  • não ouvir música alta, já que isso pode impedir que o motorista ouça o som de buzinas ou outras advertências, como as de agentes de trânsito
  • não falar ao celular
  • não responder a mensagens de texto com o veículo em movimento
  • não comer e beber enquanto dirige, já que, para isso, será necessário ficar apenas com uma mão ao volante
  • não retocar maquiagem ou se pentear quando estiver dirigindo
  • realizar a manutenção preventiva do veículo antes de viajar
  • não ultrapassar os limites de velocidade
  • estar sempre com cinto de segurança, inclusive no banco traseiro
  • Manter distância segura do veículo da frente

Boas Férias e boa viagem!

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s