Presidente da SBAIT assume a presidência da Panamerican Trauma Society (PTS)

Mesa de abertura do Congresso durante apresentacao do italiano Catena

Mesa de abertura do Congresso durante apresentacao do italiano Catena

Foi realizado de 12 a 14 de novembro de 2014, no Hotel Sheraton, na Cidade do Panamá, no Panamá, o XXVII Panamerican Trauma Congress. O evento contou com a presença de 70 palestrantes convidados estrangeiros, provenientes de 22 países, além de palestrantes do Panamá.

Brasileiros presentes no evento

Brasileiros presentes no evento

Do Brasil participaram do programa científico a enfermeira Christiane Alencar Domingues (GRAU SP) e os cirurgiões Bruno M. T. Pereira (Unicamp), Francisco S. Collet-Silva (USP), Gustavo P. Fraga (Unicamp), Renato S. Poggetti (USP) e Sizenando V. Starling (Hospital João XXIII, Belo Horizonte).  O Dr. José Cruvinel Neto (Unicamp) atuou como instrutor no curso de Ultrassom em Urgência e Emergência (USET) e um total de 25 brasileiros participaram do congresso, entre eles: Prof. Dr. Newton Djin Mori (Coordenador do programa ATLS® no Brasil), Dr. Savino Gasparini Neto (Governador do Capítulo Brasileiro do American College of Surgeons), quatro médicas do Programa de Residência em Cirurgia do Trauma do Hospital João XXIII e acadêmicos da Universidade Federal do Paraná.

O congresso recebeu 500 participantes

O congresso recebeu 500 participantes

O evento recebeu público de 500 pessoas e 163 trabalhos científicos, de 13 países, sendo 28 apresentações orais. Pela primeira vez aconteceu uma sessão em conjunto com a World Society of Emergency Surgery (WSES), com a presença do Secretário Geral da Sociedade, o Prof. Fausto Catena, da Itália. A Presidente da Comissão Organizadora foi a Dra. Martha Quiodettis, do Panamá.

Membros da Diretoria da PTS

Membros da Diretoria da PTS

Ordonez, Ivatury, Fraga, Lorenzo e Aboutanos

Ordonez, Ivatury, Fraga, Lorenzo e Aboutanos

Imagem1

Aboutanos, Lorenzo, Fraga e Ivatury

Durante o congresso ocorreu a posse da nova Diretoria da PTS para 2014/2015, assumindo como presidente o Prof. Dr. Gustavo P. Fraga, professor da Unicamp e atual presidente da SBAIT, e como vice o Dr. Antônio Marttos Jr., professor da Universidade de Miami, substituindo, respectivamente, os cirurgiões Manoel Lorenzo (EUA) e Carlos Ordoñez (Colômbia). A sede da PTS continuará na Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond, Virginia, Estados Unidos da América, tendo como Diretor Executivo o Prof. Rao Ivatury e Secretário Geral o Prof. Michael Aboutanos, ambos da VCU. Essa é a quinta vez que um brasileiro assume a presidência da PTS, que já foi comandada por três Membros Honorários da SBAIT, os professores Dario Birolini (1990/1991) e Renato Sérgio Poggetti (em 2010/2011), ambos da USP, e o Honorário Internacional Prof. Dr. Raul Coimbra (em 2009/2010), quando já chefiava a Divisão de Trauma, Cuidados Intensivos Cirúrgicos e Queimados da Universidade da Califórnia, San Diego). O Prof. Dr. Samir Rasslan foi o presidente em 2002/2003 quando atuava na Santa Casa de São Paulo.

O XXVIII Panamerican Trauma Congress será realizado em Santa Cruz, Bolívia, de 10 a 13 de novembro de 2015, e em 2016 o congresso será no Brasil, em Maceió, Alagoas, junto com o XII Congresso SBAIT e XVIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT).

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s