Mortes no trânsito tiveram a maior queda dos últimos 16 anos no Brasil

acidentesDe acordo com o Governo Federal, as mortes em acidentes de trânsito reduziram 10% em todo o país em 2013, o que representa a maior queda desde 1998, quando as mortes diminuíram 13%. Segundo os dados preliminares do Sistema Único de Saúde (SUS), 40,5 mil pessoas morreram em 2013, contra 44,8 mil em 2012.

A aplicação da Lei Seca de forma mais severa e o aumento do número de carros com airbag e freios ABS, são considerados como fatores que contribuíram para a queda nas estatísticas.

Para José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, a redução da velocidade do tráfego nas grandes cidades, causada pelo aumento da frota e dos congestionamentos ou, em menor grau, por ação do poder público também pode ser apontada como um dos fatores da queda. “O número de acidentes não está diminuindo. Mas, se a velocidade cai, há menos risco de morte”, afirma.

Apesar disso, na comparação com os países desenvolvidos, o índice ainda é considerado alto. O Brasil registra 20 mortes no trânsito a cada cem mil habitantes.

A redução do número de mortes no trânsito até 2020 faz parte das metas a serem alcançadas pelo Brasil ao assinar em 2011  a resolução da ONU, chamada de Década de Ação pelo Trânsito Seguro.

Saiba mais:

Número de mortes no trânsito têm maior queda no Brasil desde 1998 ( Folha de SP, 10/11/2014)

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s