P.A.R.T.Y. vira tema de programa de televisão e é veiculado para 300 cidades

DSC_0228

Maíra, Rafael e Melissa, integrantes da Liga do Trauma da Unicamp, a apresentadora do programa, Hebe Rios, Dr Gustavo P. Fraga e o piloto Tiago Rodrigues de Souza

A combinação álcool e direção foi abordada pelo EPTV Comunidade no último sábado

O P.A.R.T.Y.  (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude) Brasil foi tema do EPTV Comunidade, exibido no último sábado pela EPTV (Afiliada à Rede Globo) a 300 municípios das regiões Central, Campinas, Ribeirão Preto e Sul de Minas. Durante 40 minutos, foram abordados os riscos da combinação álcool e direção e a importância de ações preventivas como as do P.A.R.T.Y., que acontece em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

DSC_0220O programa foi transmitido, ao vivo, diretamente de uma pista de arrancada localizada em Campinas. No local, estavam o Dr. Gustavo Fraga, professor da Unicamp e presidente da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) e os membros da Liga do Trauma da Unicamp Renato Schneider Laurito,Melissa de Barros Meneghetti e Maíra Bianquim Torrezan. Eles foram entrevistados pela apresentadora Hebe Rios durante todo o programa para explicar como funciona o P.A.R.T.Y. e como é feita a abordagem de um tema tão importante com os jovens.

Além deles, também foram entrevistados o piloto Tiago Rodrigues de Souza, que abordou os efeitos do álcool nos reflexos do motorista, e a psicóloga Aline Alves de Lima, que estava no estúdio para explicar a parte psicológica da prevenção e dos traumas sofridos após um acidente. A repórter Fernanda Câmara, da EPTV São Carlos, também teve uma participação ao vivo ao lado do advogado Eduardo Burihan, que falou sobre os aspectos legais de um acidente de trânsito envolvendo pessoas embriagadas.

Durante o programa, foram veiculadas várias reportagens com diferentes abordagens DSC_0224acerca do tema direção e álcool. Entre elas, uma que foi gravada no Hospital de Clínicas da Unicamp na última edição do P.A.R.T.Y. em Campinas, no dia 21 de outubro, quando 80 alunos da Escola Estadual Felipe Cantúsio visitaram o local.

A ideia de fazer um EPTV Comunidade sobre este tema foi sugerida à produção do programa pela SBAIT, com o objetivo de ampliar a divulgação de um assunto tão importante. Para se ter uma ideia, segundo levantamento o Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2013, 284.061 pessoas ficaram inválidas e outras 38.011 morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil.

O P.A.R.T.Y. é um programa de origem canadense e tem como objetivo desenvolver um trabalho preventivo com adolescentes, a fim de orientá-los sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. Ele foi trazido ao Brasil pelo vice-presidente da SBAIT, Dr Sandro Scarpelini, e pela Dra Ana Helena Parra, em 2008. Inicialmente, foi implantado em Ribeirão Preto, mas logo despertou interesse de outros municípios.

DSC_0225Em Campinas, o P.A.R.T.Y. chegou em 2010 e é organizado na Unicamp pela Liga do Trauma, coordenada pelo Dr. Thiago R. A. Calderan. Patrocinado pelo PET (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), do Ministério da Saúde,  o programa trabalha diretamente com jovens que ainda vão tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Através de uma parceria com a EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) e a Prefeitura Municipal de Campinas, os jovens são levados ao auditório do HC da Unicamp, onde assistem a várias palestras com outros parceiros do programa: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e a concessionária Rota das Bandeiras.

DSC_0217Após as palestras, os estudantes tem a oportunidade de visitar as enfermarias do hospital e conversar com pacientes vítimas de diversos tipos de trauma. É uma forma de o assunto sair da teoria e conscientizar de forma mais produtiva esses adolescentes. Em um terceiro momento, os participantes são convidados e ouvir o depoimento de dois voluntários, a Joyce Aparecida Lino Almeida  e o WashingtonConceição de Moura. Ela ficou paralítica após um acidente de trânsito e ele, depois de sofrer uma lesão na coluna após um mergulho na piscina. De uma maneira muito humana, que emociona a maior parte dos alunos, eles falam sobre suas vidas e sobre como superaram as limitações impostas pelas sequelas que sofreram.

Em cada uma das cidades onde o P.A.R.T.Y. é realizado, há parceiros e voluntários diferentes, mas o objetivo e o roteiro do programa sempre são padronizados para que os objetivos iniciais sejam atingidos.

Confira os quatro blocos do programa EPTV Comunidade ( 25/10/2014) acessando os links:

EPTV Comunidade – Perigos de direção após consumo de álcool – Bloco 1

EPTV Comunidade – Perigos de direção após consumo de álcool – Bloco 2

EPTV Comunidade – Perigos de direção após consumo de álcool – Bloco 3

EPTV Comunidade – Perigos de direção após consumo de álcool – Bloco 4

Advertisements
This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s