Residente de Trauma realiza estágio em Toronto

st michaelsNo final do mês de setembro e início de outubro,  a Dra. Cecília Araújo Mendes, R4 de Cirurgia Geral Avançada e Trauma da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, realizou um estágio de observação (observership) de duas semanas no St. Michael`s Hospital, em Toronto, no Canadá. Lá ela pode acompanhar  a rotina de residentes e de toda equipe envolvida no atendimento aos pacientes vítimas de trauma ou com doenças cirúrgicas de urgência. E ela relata que “embora as patologias sejam as mesmas, as indicações cirúrgicas idênticas, o sistema organizacional é diferente. É a perspectiva de um país com maiores recursos logísticos e humanos, onde  o paciente  é atendido por uma equipe multidisciplinar que conta com cirurgião, anestesista, ortopedia, emergencista e radiologista. Em que a equipe de enfermagem está fortemente envolvida no processo de reabilitação e alta do paciente”.

O serviço do St. Michael’s é fortemente envolvido com pesquisa,  produção científica e padrão de qualidade para o atendimento. Essa experiência possibilita novas  idéias para melhorar e otimizar o atendimento ao traumatizado no Brasil, de acordo com nossa realidade. E acima de tudo é importante valorizar e investir na adequada formação do cirurgião de trauma, que no cenário internacional já está bem definido e vem ganhando papel de destaque nos hospitais terciários.

Deixamos aqui registrado o agradecimento ao Prof. Dr. Sandro Rizoli, chefe do serviço de trauma do St. Michael´s Hospital, que possibilitou esse intercâmbio.

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s