P.A.R.T.Y. ES realiza programa durante o Congresso Médico Estadual da AMES

partu es congresso ok

Participantes do programa durante palestra

Em comemoração ao primeiro ano de atividades do Programa de Prevenção ao Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude – P.A.R.T.Y. no Estado do Espírito Santo,  foi realizado, no dia 26 de setembro, mais uma edição do P.A.R.T.Y. ES, dessa vez, durante as atividades científicas do  54° Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo – AMES, realizado em Vitória-ES,  entre 25 a 27 de setembro.

O programa  contou com a participação de 50 (cinquenta) alunos do 3º ano da EEEFM Irma Maria Horta – Vitoria e com a presença do Cirurgião e coordenador do programa, Dr. Cláudio Ferreira Borges, além do Batalhão de Trânsito, do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo – CREFES – e demais voluntários.

Com objetivo de inspirar novos e antigos profissionais a rediscutir a prática médica atual em questões clínicas, de pesquisa e as políticas de saúde, tendo o tema central a discussão dos “novos caminhos do sus”, o evento contou em sua programação com um espaço para interação e com objetivo de conscientizar os jovens e a sociedade médica do estado sobre os risco e a importância da prevenção de acidentes de trânsito e ações para combater a doença trauma em nosso estado.

A abertura do evento foi realizada pelo Dr. Cláudio Borges, que apresentou aos alunos a história do P.A.R.T.Y., bem como sua difusão e implantação no estado, apresentando vídeos e dados do Ministério da Saúde referentes aos alarmantes números dos acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool no Brasil e no Estado.

Capitão Isaac Rubim, Comandante da 3ª Cia/BPTran, ministrou uma palestra onde foram abordados os efeitos que o álcool promove sobre o organismo, assim como noções básicas de segurança no trânsito. Também foi demonstrado aos alunos o uso do etilômetro (aparelho  que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado), sendo feita a comparação dos níveis de álcool presentes no ar expirado após o consumo de bebida alcoólica e consumo de bebida não alcoólica.

congre

Simulação de atendimento a vítima de trânsito

Logo após, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a simulação de um atendimento a uma vítima de acidente de trânsito, realizada pelos monitores do programa juntamente com o Dr. Cláudio Borges, orientando aos estudantes do ensino médio, sobre os pequenos detalhes, que são importantíssimos em um atendimento à uma vítima de trauma.

O evento contou ainda com a participação do instrutor do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo – CREFES, Martoni Sampaio, que expôs um pouco da sua experiência atuando no apoio à reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de trauma, além de apresentar os programas oferecidos às mesmas, pelo CREFES, com objetivo de incluir o esporte como fator de reinserção na sociedade de indivíduo com deficiência.

Também esteve presente a voluntária Fátima Silva, que participa do P.A.R.T.Y. desde o primeiro programa realizado no Estado, relatando aos alunos o que mudou na sua vida quando se tornou cadeirante e sua experiência de reabilitação através da prática de esporte, tornando-se integrante da equipe de basquete em cadeiras de rodas do Espírito Santo.

Por fim, foi aplicado aos alunos um pós-programa, com intuito de avaliar o impacto causado pelo evento.

Confira imagens:

Texto: Tiago Pina Bernardes e Fernanda Alves Boy

Imagens: Laite Liga de Trauma e AMES – Associação Médica do Espírito Santo

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s