Prof. Mattox abre Congresso da SBAIT com palestra motivadora

IMG_20140925_082023600

Dr Kenneth L. Mattox (EUA)

Para o especialista, cirurgião do Trauma é o cirurgião híbrido do futuro

O 11º Congresso da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) e o 16º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma começaram hoje, em Manaus, com uma palestra motivadora Prof. Dr Kenneth L. Mattox, um dos especialistas do Trauma mais respeitados do mundo. Prof. Mattox falou sobre a evolução do cirurgião do Trauma e decretou: é o cirurgião híbrido do futuro. Em sua palestra, ele também falou da importância da criação de um banco de dados nacional sobre o assunto, o que ajudaria no tratamento da doença Trauma, que é a terceira causa de morte no País e a primeira entre jovens.

Mattox

” O Trauma não é para todo mundo” – Dr Kenneth L. Mattox

“O trauma não é para todo mundo. Não é para quem tem coração fraco. É preciso ser duro, seguro”, destaca. “Não pode ser aquele profissional preocupado em bater o ponto. Precisa ser alguém que goste de ir atrás do novo”, completa. Esta abordagem se deve à complexidade que envolve a formação de um cirurgião do Trauma. É um profissional que precisa de muito conhecimento de anatomia, fisiologia, preparo para lidar com emergência, gerenciamento e tomada de decisões.  Para o Prof. Mattox, o cirurgião do Trauma deve ser aquele que todo mundo procura quando tem algum problema na família. “O cirurgião do Trauma é um cirurgião de casos graves, um cirurgião que trabalha em turnos e que atende a muitas complicações”, explica.

“O Trauma não é eletivo. É ligado a uma série de outras áreas da medicina. Nós ainda mattox2temos muitas perguntas sem respostas nessa área”, diz. Ele explica que a criação de um banco de dados no País permitira analisar melhor a situação do Trauma. Saber, por exemplo, as tendências dos casos, os controles de sangramento e de inflamações, entre muitas outras coisas. “É preciso ter qualidade de atuação”, orienta.

Autor de vários livros de referência na área, Prof. Mattox é professor e vice-presidente da Divisão geral do Departamento Michael E. DeBakey, da Universidade de Medicina Baylor. Também é chefe do serviço de cirurgia e de gabinete no Hospital Geral Ben Taub, nos Estados Unidos.

Amanhã, Mattox participará da Mesa Redonda “Trauma Vascular”. Ao lado dele, também como palestrantes, estarão Charles J. Fox e Terence O´Keeffe, dos Estados Unidos, e Rodrigo Vaz de Melo, do Rio de Janeiro. A mesa será presidida pelo médico José Cruvinel Neto.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s