IV Jornada de Trauma e Cirurgia de Macapá

IMG_2427

Aula Curso USET – com Dr José Cruvinel Neto

A IV Jornada de Trauma e Cirurgia de Macapá,  realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, foi idealizada e organizada pelo Dr. Marco Serruya . A Jornada teve um caráter especial, sendo comemorativa aos 10 anos do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.

Em 19 de setembro o evento teve início com um curso de endosutura ministrado pelo Dr. Henrique Yoshio, especialista em Cirurgia da Obesidade e  cirurgião do Instituto Garrido em São Paulo. Neste dia também teve palestra do Dr. Geraldo Roger Normando Jr. , Diretor da SBAIT com o tema “Cirurgia Torácica Video Assistida: de onde viemos, para onde vamos?” entre outras.

No dia 20, a programação contou com a presença do Dr. Terence O’Keeffe,  da Universidade do Arizona, em Tucson, EUA, que ministrou as palestras “ABC no Trauma de Tórax”e “Manejo das lesões bizarras no Trauma”, e Dr José Cruvinel Neto, da Unicamp, ministrou os temas “Trauma Raquimedular”, “Reanimação volêmica no trauma” e “Medicina de Aventura: experiência de 22 anos do Rally dos sertões”. Neste dia participou também o Dr. Gabriel Rigoleto, cirurgião vascular do Hospital Nove de Julho em São Paulo, com a aula “Tratamento do Trauma de Aorta Torácica”.

IMG_2428

Residentes (acima) e palestrantes da jornada: (Da esquerda para a direita, abaixo) – Terence O’Keefe (EUA), Vinicius Araujo-AP, Pedromar Melo-AP, Sidney Chalub – AM, José Cruvinel Neto, Marco Serruya-AP, Clayton Alencar – PA, Alberto Magalhães – PA, Henrique Yoshio – SP e Gabriel Rigoleto-SP

O evento recebeu um total de 200 inscritos e 17 palestrantes dos estados do Amapá, Amazonas, Pará e São Paulo , além do convidado internacional do Arizona-EUA.

A Jornada já é um evento tradicional e fruto do trabalho do Dr. Marco Serruya, da SBAIT AP que está conseguindo desenvolver brilhantes técnicas minimamente invasivas e com excelente qualidade, como ele mesmo diz: “Hoje os pacientes do Amapá não precisam mais sair do estado para procurar atendimento médico com qualidade”.

Para finalizar, no dia 21/09 foi realizado o Curso de Ultrassom em Trauma (USET), da Sociedade Panamericana do Trauma e SBAIT,  com a participação de 20 inscritos de Macapá, tendo como instrutores o Dr. Terence, Dr Gabriel e Dr José Cruvinel Net0.

Confira galeria de imagens do evento:

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s