Congresso da SBAIT em Manaus discutirá a importância do SUS

Evento deve reunir cerca de 700 congressistas da área do Trauma de todo o Paíslogo evento

Pela primeira vez, a região norte do País vai sediar o tradicional (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), que ocorre a cada dois anos, e está em sua 11ª edição. De 25 a 27 de setembro, Manaus (AM) receberá profissionais renomados do Trauma. São 12 palestrantes internacionais e mais de 80 cirurgiões nacionais, com vasta experiência no ensino e na assistência em Cirurgia de Trauma e Emergência. A expectativa é de que o evento receba cerca de 700 congressistas de diversas regiões do País. Juntos, eles vão discutir a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Rede Pública na assistência ao Trauma e Emergência. Paralelamente ao congresso, irá ocorrer o XVI CoLT (Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma) e atividades organizadas pelo Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (COBEEM).

“Através deste congresso, faremos a integração de um país continental por meio de uma linguagem única no ensino e assistência em Cirurgia do Trauma e Emergência”, explica o organizador do evento, Cleinado de Almeida Costa. Para isso, a comissão organizadora apostou em uma programação diversificada, com temas e formatos que atendam aos interesses de atualização dos participantes. Serão discutidos, por exemplo, “Problemas frequentes no Plantão”, “Casos Clínicos Desafiadores”, “Segurança do Paciente x Segurança da Cena” e “Atendimento a Múltiplas Vítimas”, entre muitos outros assuntos.

Nos dois primeiros dias de evento, a programação começa às 8h e vai até às 18h. No último dia, será das 8h às 12h15. Haverá grupos direcionados à Medicina e à Enfermagem. Conferências, mesas redondas, grupos de discussão de casos e palestras de vários temas compõem o programa do Congresso. Entre os convidados internacionais, estão Ari Lepäniemi, da Finlândia, Antonio C Marttos Jr., Rao Ivatury, Ronald Maier e Raul Coimbra, dos Estados Unidos, e Jan J. De Waele, da Bélgica.

“Precisamos chamar a atenção dos gestores federais, estaduais e municipais para uma política adequada, que se reflita positivamente nos 140 mil mortos a cada ano e nos nove bilhões de dólares/ano que o Trauma representa no Brasil”, destaca Costa.

Sobre o Congresso:

O Congresso da SBAIT, realizado desde 1995, já passou pelos Estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que ele é feito em uma cidade da região Norte. E a escolha de Manaus levou em conta a importância da cidade, que representa os prontos-socorros e as salas de emergência de todo o País que estão fora do eixo sul-sudeste. “Manaus tem dois milhões de habitantes, é o segundo maior pólo industrial e sexto maior PIB do País”, diz Costa.

Para o presidente da SBAIT, Gustavo P. Fraga, é muito importante que o Congresso seja feito em regiões diferentes a cada edição. “É uma forma de levarmos conhecimento a todo País. A SBAIT tem uma preocupação muito grande com a formação e a atualização dos profissionais da área do Trauma e o  Congresso é uma ferramenta muito importante neste sentido”, ressalta.

Sobre a SBAIT:

A SBAIT (Associação Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) é uma associação de médicos, sem fins lucrativos, com ampla área de atuação. Além de congregar os profissionais e desenvolver diversos tipos de ações para melhorar o atendimento ao paciente traumatizado, também atua na área de prevenção ao Trauma, um dos principais desafios da atualidade.

Sobre o Trauma:

Trauma é uma das maiores causas de morte no País. Ele é caracterizado por acontecimentos não previstos, de causa externa, como acidentes de trânsito e homicídios, sejam com múltiplas vítimas ou não. É considerado uma doença e um problema de saúde pública de grande magnitude, que tem provocado a morte de milhares de pessoas por ano.

Congresso da SBAIT 

Local: Tropical Manaus EcoResort

Dias e Horários: 25 e 26/09, das 8h às 18h. No dia 27, das 8h às 12h15

Informações: http://www.sbaitmanaus2014.com.br

Por Assessoria de Imprensa SBAIT

 

Matérias relacionadas:

Portal CFM ( 18/09/14)

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s