Cerca de 600 pessoas aprenderam a salvar vidas no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar em São Luís

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar contou com a participação de 11 cidades e 17 Ligas de Trauma. A idealização e coordenação central são  da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão. A mobilização com o apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT e deu certo graças ao empenho e dedicação de cada Liga de Trauma envolvida neste acontecimento.

A parada cardíaca pode ocorrer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Os minutos iniciais no atendimento daquela pessoa em parada são fundamentais para salvar sua vida. É necessário integrar a população e os serviços médicos de emergência para um maior número de vidas salvas.  Através do início imediato da Reanimação Cardiopulmonar, é possível triplicar as chances de sobrevivência.

RCP MARANHÃO 5

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar em São Luís reuniu cerca de 600 participantes

No Maranhão, o evento foi realizado no São Luís Shopping. Foram 12 horas contínuas de evento, no último dia 30 de Agosto.  A população maranhense compareceu em peso. Pessoas de todas as idades puderam aprender em poucos minutos manobras simples que salvam vidas. Os visitantes eram acolhidos em nossa arena de treinamento por 8 membros da equipe. Após preenchimento de um rápido questionário, entravam em grupos de 8 pessoas, em um circuito de cerca de 20 minutos. O circuito era dividido em 3 estações práticas. Na primeira estação, cada visitante era atendido por um monitor membro da Liga do Trauma e dispunha de um manequim para treinamento da Reanimação Cardiopulmonar no adulto. Na segunda estação, os visitantes se reuniam e recebiam uma explicação teórico-prática sobre a utilização do Desfibrilador Externo Automático, tanto em adultos quanto crianças. Na terceira estação, os visitantes dispunham de manequins bebê, próprios para treinamento, recebendo treinamento em Reanimação Cardiopulmonar pediátrica e alívio de engasgo em bebês. Ao final das estações, os visitantes recebiam um Manual Prático com os “três passos para salvar vidas”, desenvolvido e criado pela Liga do Trauma do Maranhão e distribuído em todas as regiões do país, nas cidades que sediaram o evento.

RCP MARANHÃO 7

Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão

Em São Luís, o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar contou com o apoio do Hospital São Domingos, Bernardinomed e Shopping São Luís. A imprensa local de várias emissoras como Globo, Record e SBT deram ampla cobertura ao evento.

A Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão já iniciou a organização para o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2015 que, com certeza, contará com um maior número de cidades envolvidas, aumentando a abrangência do evento e o número de vidas salvas.

“O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar representa mais que um dia. Representa vidas salvas.” ,diz o coordenador nacional do evento e membro da Liga de Trauma do Maranhão, Filipe Amado.

LINKS DE ENTREVISTAS:

Globo MA: www.g1.globo.com/ma/maranhao/jmtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/alunos-da-ufma-aconselham-como-agir-quando-alguem-sofre-parada-cardiorespiratoria/3598308/

SBT MA: www.idifusora.com.br/54930-video-alunos-ensinam-como-agir-em-caso-de-parada-cardiorespiratoria

Texto e imagens:  Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão
This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s