VIII Pré-CoLT foi realizado em Sergipe

DSC_0164

Grande público participou do evento

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2014 ocorreu em Aracaju-SE o VIII Pré-Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, realizado pela Liga de Trauma de Sergipe. O tema central do VIII Pré-CoLT foi “Abordagem ao Trauma: do conservador ao cirúrgico”. O evento foi prestigiado por um público de mais de 300 estudantes e profissionais da área da saúde. Palestras ministradas por mais de 20 profissionais e especialistas locais e de outros estados abrilhantaram o VIII Pré-CoLT.

DSC_0274Ao longo dos 3 dias, uma das marcas do evento foi a qualidade e o alto padrão técnico das palestras. Esse fato foi responsável por uma outra marca do VIII Pré-CoLT: a atenção que o público dispensou às aulas. O lotado auditório do Hospital de Urgências de Sergipe manteve-se vidrado nas palavras que os palestrantes proferiam ao longo de todo o evento. Sem dúvida, foi um fim de semana de muito aprendizado, discussões e troca de conhecimentos acerca dessa temática tão importante e prevalente em nosso meio que é o Trauma.

O VIII Pré-CoLT teve início na noite da sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, com aDSC_0115 solenidade de abertura conduzida pelo médico cirurgião geral e orientador da Liga de Trauma de Sergipe, Dr. Fabio Alves. Após a cerimônia, a palavra foi passada para o neurocirurgião Dr. Cléber Cândido da Silva Junior, que veio de Itabuna-BA a Aracaju-SE para compartilhar suas vivências e expertises com os ouvintes do VIII Pré-CoLT.

Um dos pontos altos do segundo dia do evento foi uma mesa multiprofissional sobre o desabamento ocorrido no bairro Coroa do Meio em Aracaju-SE este ano. A mesa contou com a presença de militares do Corpo de Bombeiros que atuaram na localização e resgate das vítimas e com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Sergipe – SAMU 192, composta pelo médico Dr. Leandro Werner, enfermeiro Sandro Camargo e acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe Lauro Barreto.

Além dessa e de outras brilhantes mesas, o VIII Pré-CoLT pode contar com a presença da Dra. Cinthia Almeida, cirurgiã geral e médica intensivista atuante em Salvador-BA que contagiou a todos os ouvintes com as suas experiências e conhecimentos, compartilhados com uma simplicidade e bom humor cativantes.

DSC_0296No último dia do VIII Pré-CoLT, Dr. Márcio Barretto e Enf. Conceição Costa, membros da Força Nacional do SUS, deram sua contribuição. Levaram a conhecimento do público suas experiências com grandes desastres e contaram um pouco da história e campo de atuação da Força Nacional do SUS.

Em nome da Diretoria 2014 da Liga de Trauma de Sergipe gostaria de agradecer a presença de todos que prestigiaram o VIII Pré-CoLT. Gostaria também de agradecer a todos os palestrantes e colaboradores que tornaram o evento possível e que ajudaram a fazer dele o sucesso que foi.

Texto e imagens: Liga de Trauma de Sergipe

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s