NÃO à divulgação de imagens e informações de pacientes através de redes sociais

Levando em consideração o crescimento de divulgação de imagens e informações de pacientes através das redes sociais, com casos até de abrangência nacional, como o do ataque do tigre no Paraná e o do atendimento ao jogador Neymar durante a Copa do Mundo, a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) informa a seus associados e à sociedade que repudia este tipo de prática. Considera inadmissível que a curiosidade humana se sobreponha à privacidade de pessoas em situações de total vulnerabilidade e que membros da equipe de profissionais saúde, que deveriam zelar por seus pacientes e assegurar sua privacidade, façam e divulguem nas redes sociais qualquer imagem ou informação sem prévia autorização dos envolvidos.

Esta atitude fere o Código de Ética Médica, que, no capítulo IX, prevê que “O médico guardará sigilo e respeito das informações que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei”. E acrescenta que isso deve ser feito “mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido”.

É importante lembrarmos que a relação médico-paciente está totalmente ligada à confiança. Como os profissionais do Trauma atuam em muitos casos que despertam o interesse e a curiosidade da população, é importante redobrar a atenção durante o atendimento para evitar que a privacidade dos pacientes seja violada.

Portanto, a SBAIT orienta a todos os seus associados que, em hipótese alguma, divulguem informações ou imagens de pacientes. Com as redes sociais e as facilidades da Internet, a visualização atinge milhares de pessoas em poucas horas, o que pode causar danos irreparáveis às vítimas. Salientamos, ainda, a importância de orientarem toda a equipe envolvida nos atendimentos, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, entre outros, sobre as consequências desta prática.

 

Diretoria SBAIT

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to NÃO à divulgação de imagens e informações de pacientes através de redes sociais

  1. Pingback: Resolução do CFM faz ajuste em normas de publicidade médica | SBAIT News

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s