Ação “Copa do Mundo 2014 SAMU 192 DF” supera expectativas.

SAMU 192 DF - EQUIPE EM QAP NO PMA FAN FEST BRASÍLIA

Equipe em QAP no PMA Fan Fest Brasília

Durante aproximadamente dois anos, o SAMU do Distrito Federal se preparou para o maior evento da história do Brasil e do DF, a Copa do Mundo 2014. Para esta ação, foram desenvolvidos pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU-SAMU), diversos cursos de aperfeiçoamento e reciclagem, além de treinamentos diversos e simulados de ações já ocorridas ou que poderiam vir a ocorrer, tais como (Incêndio no Metrô, enfrentamento entre torcidas, dentre outros). Tudo foi feito para que durante o período da Copa do Mundo, as equipes multidisciplinares do SAMU 192 DF estivessem totalmente prontas e preparadas para qualquer tipo de situação em que fosse necessária a intervenção de nossas equipes. Nesses cursos foram treinados inclusive os servidores considerados “leigos”, ou seja, os que não são profissionais de saúde. Todos os servidores da área administrativa realizaram o curso de Suporte Básico de Vida para atuarem durante a Copa do Mundo 2014.

SAMU 192 DF - COMBOIO COM DESTINO A FAN FEST BRASÍLIA

Comboio com destino à Fan Fest Brasília

As ações foram realizadas durante todos os dias da Copa do Mundo 2014, incluindo a Prevenção do Estádio em dias que não ocorreram jogos ou FIFA Fan Fest, o que totalizou trinta e dois dias de atuação consecutiva.

O SAMU 192 DF atuou tanto no perímetro do Estádio, quanto na FIFA Fan Fest, onde assumiu a responsabilidade de cuidar do Posto Médico do evento e ambulâncias foram colocadas em pontos específicos dentro e fora da área delimitada para oferecer todo suporte à população local e turistas participantes do evento.

SAMU 192 DF POSTO MÉDICO AVANÇADO NA FAN FEST BRASÍLIA

Posto Médico Avançado na Fan Fest Brasília

Além disso, as equipes do SAMU ficaram responsáveis por atuar em ações pontuais durante a Copa, como o suporte realizado no acampamento dos torcedores argentinos na Granja do Torto, onde o SAMU em menos de 18 horas do momento da solicitação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, montou um Posto Médico Avançado (PMA) naquele local, com duas ambulâncias e dois veículos de Intervenção Médica.

Nos dias de jogos da seleção brasileira (em Brasília ou não) e todos os jogos realizados em Brasília, o SAMU atuou no perímetro do Estádio e no Posto Médico localizado na FIFA Fan Fest com aproximadamente 110 servidores de diversas áreas, incluindo: Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Condutores de Emergência, Técnico Administrativos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Profissionais de Comunicação Social, além de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira.

SAMU 192 DF - VIATURA BASEADA NA FAN FEST BRASILIA

Viatura baseada na Fan Fest Brasília

Além disso, o SAMU contou com uma enorme estrutura para o evento, contando com dez ambulâncias, oito motolâncias, dois Postos Médicos Avançados (PMA), um Posto Móvel de Regulação, quatro Veículos de Intervenção Médica, duas unidades de Suporte a Múltiplas Vítimas (caso fosse necessário).

Toda essa logística foi utilizada desde o início do mundial e foram contabilizados 646 atendimentos em um total de trinta e dois dias consecutivos de ação, com resolução de aproximadamente 95% dos casos no local do atendimento (PMA Estádio, prevenção do Estádio ou FIFA Fan Fest) sendo que apenas 33 pessoas precisaram ser removidas ou encaminhadas aos hospitais para exames mais detalhados.

SAMU 192 DF - VIATURAS BASEADAS NO PERÍMETRO DO ESTÁDIO NACIONAL - BRASILIA

Viaturas baseadas no perímetro do Estádio Nacional – Brasília

Segundo o Gerente do SAMU-DF , Dr. Rodrigo Caselli: “A Copa do Mundo foi uma grande oportunidade para testar toda estrutura e logística de atendimento que temos para atuação em eventos de massa, além de termos conseguido atingir a excelente marca de 95% de resolução de atendimentos pré-hospitalar e traumas de menor complexidade no próprio local do ocorrido, o que certamente desafogou a nossa rede hospitalar”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação SAMU 192 DF

Crédito imagens: SAMU-DF

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s