Rio de Janeiro inaugura novo centro de trauma

Centro de Trauma inaugurado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes no município de Duque de Caxias (RJ)

Centro de Trauma inaugurado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes no município de Duque de Caxias (RJ)

Em julho foi inaugurado o segundo centro de trauma do Estado do Rio de Janeiro, localizado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes no município de Duque de Caxias.

O novo centro de trauma conta com uma sala de trauma com uma estrutura de quatro leitos para o atendimento inicial ao politraumatizado e 3 leitos de retaguarda, todos completos para o atendimento de forma adequada e com padrões de excelência. Há disponível equipamento de telemedicina que permite contato direto com vários centros de trauma do mundo e acesso direto com a universidade de Miami, na troca de informações, discussões de casos e aperfeiçoamento do médico.

Centro de Trauma RJ 2

Dr. Paulo Silveira (SBAIT-RJ) e Dr Antonio Marttos Jr (Universidade de Miami -USA), responsáveis pela implantação do novo centro de trauma no RJ

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes está próximo a duas importantes e movimentadas rodovias, a unidade é referência no atendimento a traumatizado de toda a baixada fluminense e está apta a receber vítimas de grandes acidentes nas regiões do aeroporto internacional do Rio de Janeiro e do recém inaugurado Arco metropolitano, que liga o norte ao sul fluminense. Também é o único do estado com área para realização de descontaminação externa para casos de acidentes químicos.  

Centro de Trauma RJ 5

Equipamento de telemedicina do centro de trauma já está interligado com a Universidade de Miami e permite contato com principais centros de trauma do mundo.

Fazem parte também na nova estrutura do hospital a ampliação do centro cirúrgico para mais duas salas, totalizando sete salas cirúrgicas, sendo uma sala inteligente com tecnologia de ponta, telemedicina, microscópio cirúrgico para auxílio nas cirurgias neurológicas de alta complexidade e reimplante de membros. Além de um novo espaço para a emergência pediátrica e reforma no CTI pediátrico.

A implementação de mais este centro de trauma é uma conquista do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade de Miami, com o treinamento de médicos e enfermeiros em protocolos de atendimento com padrões internacionais.

Centro de Trauma RJ1

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s