Saúde na Copa: No Ceará, maioria dos pacientes são casos de baixo risco

DSC07452

Posto Médico Avançado (PMA) da Arena Castelão, Fortaleza (CE)

A Secretaria de Saúde do Ceará divulgou nesta quinta-feira (26) um balanço dos atendimentos durante os jogos da Copa do Mundo 2014.

O diretor da SBAIT,  Daniel Souza Lima, é um dos médicos que tem atuado no PMA da Arena Castelão, em Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a estrutura de saúde foi reforçada para prestar assistência durante a realização de eventos relacionados à Copa do Mundo da FIFA. Até a última terça-feira (24), dia do jogo entre Grécia e Costa do Marfim, na Arena Castelão, 1.249 atendimentos foram realizados nos 20 hospitais e unidades da capital cearense.  Os três Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no entorno da Arena e no Aterro da Praia de Iracema fizeram juntos 44,19% dos atendimentos, com total de 552 procedimentos. O maior número de atendimentos foi dentro da Arena Castelão, no total de 423.

Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria de Saúde de Fortaleza trabalham de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa. Com ações nas áreas de vigilância, assistência e promoção, o Plano Operativo da Saúde especifica as providências para o enfrentamento das doenças transmissíveis, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivas (QBRNE), emergências epidemiológicas e desastres. O plano reforça a integração das ações e serviços de saúde.

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuam no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos PMAs e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS funciona plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e, em dias que não houver jogo nem Fan Fest, funcionará em regime de plantão. Com a utilização de tablets, é feita a coleta de dados em tempo real, em 18 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos exclusivamente relacionados à Copa, que subsidiam as ações de vigilância à saúde.

Saiba em detalhes:

Portal Governo do Estado do Ceará , 26/06/14

 

 

This entry was posted in News and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s