Simulado de acidente com múltiplas vítimas é realizado no Rio de Janeiro

hosp_adao_pereira_nunes_-_simulado_trauma_copa_406

Crédito Imagem: Portal da Saúde do Rio de Janeiro

Com o objetivo de alinhar o atendimento das equipes para a Copa do Mundo, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 11 de junho, um simulado para o atendimento a múltiplas vítimas. A unidade é referência no atendimento a pacientes politraumatizados e está apta para receber vítimas de grandes acidentes nas regiões do aeroporto da cidade e até mesmo do Maracanã.

Para o simulado, foram selecionadas 10 pessoas que fizeram o papel de vítimas de acidentes diversos com níveis de gravidade diferentes. Uma equipe de maquiagem se empenhou em conferir realismo nas feridas, traumas e até em uma amputação de pé nos supostos pacientes. A entrada do ambulatório do hospital foi transformada em uma grande área de triagem onde os pacientes, que chegavam em ambulâncias da unidade, eram classificados como vermelho (muito grave), amarelo (com necessidade de observação) e verde (estável). Dali, eram encaminhados para os setores correspondentes.

hosp_adao_pereira_nunes_-_simulado_trauma_copa_618

Crédito Imagem: Portal da Saúde do Rio de Janeiro

Os pacientes vermelhos receberam os cuidados na sala que vai abrigar o Centro de Trauma, com previsão de ser inaugurado no final de julho. O espaço conta com monitores cardíacos, aparelhos de ultrassom, carro de parada cardíaca e outros recursos que visam estabilizar o paciente.

“Usamos nesse simulado a área onde vai funcionar o Centro de Trauma por já ter todo o aparato para o atendimento dos casos graves. No caso de uma situação de múltiplas vítimas, será o local de tomada de decisão, onde os médicos vão avaliar se encaminham o paciente para o centro cirúrgico, centro de imagem ou outro setor do hospital”, explicou o Coordenador de Trauma da Secretaria de Estado de Saúde, Rogério Casemiro.

Mantendo a política de humanização da unidade, foi definida uma área para abrigar as famílias das vítimas, a Sala de Familiares, onde poderão aguardar por notícias de seus parentes acidentados com mais conforto. Também foi criada a Sala de Imprensa, para receber as equipes dos veículos de comunicação.

Saiba em detalhes:

Hospital Estadual Adão Pereira Nunes realiza simulado de acidente com múltiplas vítimas.

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s