SBAIT organiza médicos para atuar em casos de acidente durante a Copa do Mundo

A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) criou um grupo de médicos no Whatsapp para atuar durante a Copa do Mundo em casos de acidentes. A medida foi tomada porque a entidade está preocupada com o descaso das autoridades no setor da Saúde durante do mundial de futebol. Além de trocar experiências, os médicos que fazem parte do grupo podem acionar colegas de profissão para ajudar de forma voluntária no atendimento de possíveis vítimas.

“Praticamente não houve investimentos na área de saúde, então estamos fazendo um alerta a todos para o risco de eventos com múltiplas vítimas”, explica o presidente da SBAIT, Dr. Gustavo Fraga, que também é coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade de Campinas). “Agora, nos resta torcer para que nenhum evento adverso, que gere vítimas de traumatismo, aconteça. Mas, se acontecer, estamos organizando uma lista de cirurgiões e profissionais do pré-hospitalar que se colocam à disposição para ajudar o nosso País no atendimento a traumatizados”, completa Fraga.

O cadastro é feito via Internet e demora cerca de um minuto. O profissional que se inscreve responde a várias perguntas, entre elas, o Estado em que atua e se aceita ser voluntário no caso de algum desastre.

Mais ações

No início deste ano, a SBAIT realizou um curso, via telemedicina, para preparar médicos e centros de medicina para atuação na Copa. Com convidados nacionais e internacionais, foram abordados vários temas, desde o planejamento para atuação neste tipo de evento até o atendimento ideal para acidentes com múltiplas vítimas.

Durante a Copa do Mundo, outros encontros via telemedicina serão feitos pela SBAIT para que os médicos possam trocar experiência, principalmente os que atuam nas cidades-sede do mundial.

Fonte: Assessoria de Imprensa SBAIT

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s