Em Intercâmbio no Brasil, alunos de Medicina avaliam ensino no país

Muitos estudantes de Medicina escolhem o Brasil para aperfeiçoar sua graduação, como o alemão Johannes Friedrich, 26 anos, estudante do 7° semestre na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Para ele, aqui, os estudantes aprendem a atender “em áreas com circunstâncias precárias, como também pode ser o caso desses cenários de catástrofe”. Johannes compara sua experiência brasileira com a alemã, onde os alunos preparam seus próprios planos de estudo, conferindo maior flexibilidade ao curso. Segundo ele, na Alemanha, “as aulas são de menor duração e talvez mais intensivas”. O intercambista elogia ainda a parte prática da graduação brasileira .“Há (disciplinas) eletivas interessantes. Além de muitos cursos em que se atende pacientes reais sob supervisão de médicos”. 

O estudante haitiano  T-Hercule Louis Jr., 23 anos, decidiu recomeçar sua graduação no Brasil, através de bolsa de estudos, depois que o terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro de 2010, destruiu parte das estruturas da Universidade onde estudava. Louis estuda há quase três anos na UFRGS. Para ele, a parte prática da graduação brasileira também é um diferencial, enfatizando que as salas de aula brasileiras são ideais para o ensino de anatomia e histologia, por exemplo.

Já para o americano Daniel Sean Minney, 28 anos, estudante de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), a prova de admissão das universidades deveria envolver entrevistas e análise de currículo. Atividades sociais e extracurriculares, como projetos de pesquisa e extensão, também são critérios que defende para uma seleção mais adequada dos candidatos. Para ele, apenas o vestibular é muito pouco para avaliar todo o conhecimento do candidato. Outra grande diferença apontada por Daniel em relação à graduação americana, refere-se à grade horária. “Aqui no Brasil você escolhe o curso. Nos Estados Unidos, você escolhe a universidade”.

Saiba mais, lendo a matéria na íntegra:

Em Intercâmbio no Brasil, alunos avaliam ensino de medicina ( Portal Terra, 18/05/2014)

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s